Vice-reitor da UFCG se reúne com DCE para debater demandas da classe estudantil

Encontro aconteceu nesta sexta

Iniciativas de apoio aos alunos nos sete campi da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) compuseram a pauta da reunião desta sexta-feira, 24, do vice-reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Edilson Amorim, com dirigentes do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFCG), e que contou com a participação do coordenador de Assistência Estudantil da Instituição, Antônio Gláucio.

Pontuando as reivindicações por áreas da assistência e por campus, o presidente do DCE, Renato Barreto, apresentou as principais demandas da classe estudantil da UFCG, destacando a instalação de bebedouros, melhoria do cardápio do Restaurante Universitário (RU), espaços de convivência e a realização dos jogos universitários intercampi. A instalação de ramal telefônico, transporte (deslocamento) e temas específicos da direção também foram debatidos.

Grande parte das solicitações apresentadas está sendo atendida. Foi o que garantiu o coordenador de Assistência Estudantil da UFCG, detalhando como se encontram os processos de licitação e quando serão entregues os equipamentos e solucionadas algumas demandas. Muitas delas, já na próxima semana, a exemplo da entrega do material esportivo, reunião com a direção do RU (questão do cardápio) e com a Coordenação de Esporte, sobre a realização dos jogos. “Os bebedouros serão solicitados à Prefeitura Universitária, a quem compete licitar e instalá-los”.

Edilson Amorim, que também é o pró-reitor de Assuntos Comunitários da UFCG, anunciou que, possivelmente na primeira semana de outubro, estará visitando os campi e realizando reuniões com os dirigentes para analisar, pontualmente, as questões. “Não só apresentando relatório das realizações, como andam as licitações para a construção de residências, restaurantes, e para a compra de equipamentos. Mas já elencando as demandas para o próximo ano”, afirmou.

De Direção para Direção

Sobre o apoio específico às direções do DCE, no que se refere à construção de sedes, deslocamento (compra de passagens ou liberação de transporte) e linha telefônica, Edilson disse que essas demandas precisam ser analisadas cuidadosamente, na sua legalidade e a quem compete atendê-las.

Para o vice-reitor, o encontro amadurece as relações da administração central da UFCG com o movimento estudantil. Na mesma linha de parceria, seguiram as palavras do presidente do DCE sobre a reunião.   Também participaram da audiência o vice-presidente do DCE, Álvaro Agmo (campus de Sousa) e o vice-diretor do DCE/Patos, Delmarcos Lino.

“Destempero”

Antônio Gláucio se disse surpreso com as reclamações sobre a qualidade da alimentação do RU. “Carnes, frutas e os outros gêneros são de primeira qualidade. Talvez a variação de cardápio ou de tempero deva ser analisada”, comentou.

O vice-reitor sugeriu o agendamento de uma reunião para discutir o assunto com a participação dos diretores do DCE, direção do RU e nutricionista.

Segurança

Ficou definido que a diretoria do DCE encaminhará à Reitoria documento solicitando providências quanto à ampliação dos abrigos nas paradas de ônibus e uma maior segurança nas áreas próximas ao campus de Campina Grande, onde tem corrido grande número de assaltos. Esse documento incorporado a um ofício da UFCG à Prefeitura Municipal e Polícia Militar.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 24/09/2010