topo_cabecalho
Pesquisas vão contribuir para a prevenção e tratamento de Diabetes

É o que se espera com o apoio que o CNPq e os Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Saúde darão a pesquisadores que trabalham com a temática relacionada ao Diabetes Mellitus. Serão investidos R$ 6 milhões, por meio de Edital, em projetos que fomentem estudos em torno desta doença. As propostas apoiadas irão permitir inúmeros avanços no conhecimento, fornecendo tanto subsídios para a tomada de decisões para as políticas de saúde e quanto a melhorias na qualidade de vida da população.

 

Sobre a doença

 

Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose ou açúcar no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde.

Quando não tratada adequadamente, causa doenças tais como infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações. Embora ainda não haja uma cura definitiva para o Diabetes, há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o paciente portador.

 

Atualmente, a Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 240 milhões de pessoas sejam diabéticas em todo o mundo, o que significa que 6% da população têm diabetes. Segundo projeções de especialistas, caso a doença continue avançando, a população de doentes diabéticos a nível mundial vai aumentar até 2025 em mais de 50%, para 380 .

 

Apoio

 

Os projetos devem se enquadrar em uma das três linhas definidas a seguir: Desenvolvimento e avaliação de estratégias para melhorar a qualidade da atenção ao paciente com diabetes na rede pública de saúde; Prevenção do diabetes e suas complicações; e Avaliação de novas tecnologias terapêuticas e de diagnóstico do diabetes e suas complicações. O proponente poderá apresentar um único projeto, e para apenas uma das linhas descritas.

 

As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas, até o dia 8 de novembro.

 

Acesse a íntegra do Edital: http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/042.htm

 

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)


Data: 24/09/2010