topo_cabecalho
Brasil busca parceria com instituições da União Europeia

Para permitir o desenvolvimento de pesquisas em áreas estratégicas e possibilitar a interação entre redes de pesquisadores e empresas do Brasil com grandes centros de pesquisa na Europa, o CNPq lançou hoje (28) o Programa de Cooperação Brasil-União Europeia na área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Serão investidos R$ 11,5 milhões oriundos do FNDCT/Fundo Setorial CT-INFO.

 

“O programa de cooperação Brasil-UE na área de TIC permitirá o desenvolvimento de pesquisas em áreas estratégicas, não só pelo valor dos recursos aprovados por projeto (até € 1,5 milhão da UE e mais um teto correspondente no Brasil), quanto pela possibilidade de interação entre redes de pesquisadores e empresas do Brasil com grandes centros de pesquisa na Europa. Tais fatores permitirão obter a sinergia de competências existentes nas comunidades de P&D brasileiras e européias, por meio do compartilhamento de conhecimentos, recursos humanos qualificados e infraestruturas nas áreas previstas. Em suma, o programa consistirá num grande passo para a construção e o fortalecimento de parcerias estratégicas na área”, afirma a gestora do Edital, Izaura Yamada, Coordenadora de Cooperação Multilateral do CNPq.

 

O programa consistirá num grande passo para a construção e o fortalecimento de parcerias estratégicas na área.   O objetivo do Edital 066/2010 é apoiar propostas no segmento de Tecnologias da Informação e Comunicação, para a criação de infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento laboratorial e de recursos humanos que permita o uso eficaz de tecnologias de ponta, com eficiência e competitividade internacional em todos os setores da nossa sociedade. Os resultados esperados incluem o desenvolvimento de pesquisas em tecnologias emergentes e futuras, com base em cinco linhas de pesquisa.

 

A data limite para submissão das propostas é 18 de janeiro de 2011, e as propostas deverão necessariamente envolver parceria com grupos de pesquisa sediados em um país da União Europeia e, prioritariamente, envolvendo mais de uma instituição brasileira e empresas como instituições colaboradoras. O proponente deve ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil, com visto permanente, possuir o título de doutor e currículo cadastrado na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/), além de ser obrigatoriamente o coordenador do projeto e ter vínculo formal com a instituição executora.

 

Os projetos devem ser encaminhados ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas (http://carloschagas.cnpq.br/). Parcela mínima de 30% dos recursos será, necessariamente, destinada a projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste. O prazo máximo de execução está estabelecido em 30 meses.

 

Os pesquisadores estrangeiros deverão apresentar Curriculum Vitae em inglês, a ser anexado ao Formulário de Propostas online. Caso prefira, poderá ser utilizado o modelo de Currículo de Pesquisador Estrangeiro disponível em: ftp://ftp.cnpq.br/pub/doc/coopinternacional/cv_eng.doc. A divulgação dos resultados no Diário Oficial da União e na página do CNPq na internet está prevista para maio de 2011.

 

Confira o Edital em: http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/066.htm

 

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)


Data: 28/09/2010