Brasil Colônia é tema de conferência internacional na UFCG

Evento contará com a participação da professora Ângela Domingues, de Lisboa, Portugal.

Será realizado logo mais às 19h, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o III Encontro do Brasil Colônia.  O evento, promovido pela Pós-Graduação em História da UFCG e pelo Grupo de Pesquisa Nordeste Colonial e Imperial, acontecerá na sala 15 do Centro de Humanidades (CH), no campus de Campina Grande.

A conferência internacional, cujo tema é O mar como fronteira: o Brasil de Joseph Banks e James Cook, será proferida pela professora Ângela Domingues, membro do Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal,com sede em Lisboa.

De acordo com a coordenadora do Programa de Pós-Graduação da UFCG, Juciene Apolinário, esta conferência faz parte do processo de aproximação entre a UFCG e o IICT. “Em julho, fui convidada a conhecer o IICT, cujo objetivo foi dar início a uma política de cooperação científica em áreas tropicais e de um programa de intercâmbio de investigação entre as duas instituições”, revela.

IICT

O IICT é um órgão de Estado que se dedica ao Saber Tropical, desenvolvendo investigação científica nas áreas das Ciências Humanas e Naturais, colaborando na promoção da capacitação científica e técnica dos pesquisadores dos países com que coopera e mantêm uma troca de experiências acadêmicas e científicas.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 29/09/2010