topo_cabecalho
Exposição sobre João Cândido acontece até sábado no campus de Cuité

O Museu do Homem do Curimataú (MHC), vinculado ao Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, está sediando até o próximo sábado, dia 17, uma exposição sobre a história de João Cândido, líder da Revolta da Chibata, em 1910, quando defendeu melhores condições de trabalho para marujos e a abolição de castigos corporais na marinha.

 

A exposição é uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil, através do Projeto Memória, com apoio da Petrobras. "O MHC tem o propósito de ser um espaço aberto a toda história, seja ela local ou nacional", disse o diretor do Museu, Israel Araújo.

 

O Projeto Memória busca o resgate da história de personalidades que defenderam a inclusão social no Brasil, de forma a preservar a vida, o pensamento, a obra e os fatos marcantes que contribuíram para a transformação social e a construção da cultura brasileira. O projeto inclui uma exposição itinerante em 800 municípios brasileiros, trazendo produção de vídeo-documentário e livro foto-biográfico.

 

"Esperamos que a comunidade geral de Cuité e região venha nos visitar e aproveitar toda a gama de conhecimento que o MHC e o Projeto Mémoria oferece", concluiu Israel.

 

(Luciana Macedo Teixeira - Ascom CES/UFCG)


Data: 14/10/2010