UFCG recebe Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica nesta terça em Brasília

Instituição concorreu com 71 universidades e 19 institutos de pesquisas de todo o país.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) recebe nesta terça-feira, 19, em Brasília, o 8º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, categoria Mérito Institucional. A premiação, promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), será entregue ao reitor Thompson Mariz durante a solenidade de abertura da Semana Nacional de Ciências, Tecnologia e Inovação.

A UFCG fez jus ao Prêmio como a instituição participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) com maior índice de egressos do programa titulados na pós-graduação em cursos reconhecidos pela Capes. A instituição de Campina Grande concorreu com 71 universidades e 19 institutos de pesquisas de todo o país.

O índice de egressos que resultou na conquista do prêmio pela UFCG foi aferido pela quantificação dos ex-bolsistas Pibic do CNPq que se titularam no mestrado ou doutorado da instituição. “Mais de 70%, em dez anos”, explica o coordenador de Pesquisa da universidade, Marcelo de Sá, que acompanhará o reitor.

“É mais uma confirmação da força da UFCG no cenário nacional e da qualidade de nossas pesquisas”, comentou Thompson Mariz, destacando que a premiação reflete, na verdade, todo um trabalho construído ao longo dos oito anos de criação da instituição pelas direções dos centros de Ensino e pela Coordenação de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex).

(Kennyo Alex- Ascom/UFCG)

Data: 15/10/2010