Aprovadas seis propostas da UFCG no Programa de Educação Tutorial do MEC Cada projeto poderá ter a participação de até 12 estudantes, que receberão uma bolsa no valor de R$ 360. A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) conseguiu a aprovação de seis propostas no âmbito do Programa de Educação Tutorial (PET), desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), através das secretarias de Educação Superior (SESU) e de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD).
Já os projetos aprovados PET/Conexões de Saberes, serão coordenados pelos professores Keila Queiroz e Silva (Centro de Humanidades - CH), Luiz Antônio da Silva Medeiros (Centro de Ciência e Tecnologia - CCT) e José Irivaldo Alves de Oliveira (Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA).
Desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um professor, o PET objetiva desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade e excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar. Além de promover a formação de profissionais com elevada qualificação acadêmica, o programa visa contribuir com a diminuição da evasão e promoção do sucesso acadêmico, valorizando a articulação das atividades de pesquisa, ensino e extensão. As propostas dos novos grupos PET estão vinculadas a áreas prioritárias e a políticas públicas de desenvolvimento e visam à correção de desigualdades sociais e regionais. Estes grupos, criados nas Instituições Federais de Ensino Superior, passam a se chamar PET/Conexões de Saberes e envolvem estudantes oriundos de comunidades populares, orientados não só para ampliar a relação entre a universidade e os moradores de espaços populares, assim como com suas instituições, mas também para aprofundar a formação dos jovens universitários de origem popular como pesquisadores e extensionistas, visando sua intervenção qualificada em diferentes espaços sociais, em busca da formação de novas lideranças capazes de articular competência acadêmica com compromisso social.
(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG) Data: 18/10/2010 |