topo_cabecalho
Lançado edital com recursos a fundo perdido para empresas de inovação

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ)  está com inscrições abertas para as micro e pequenas empresas de inovação da Paraíba que tenham interesse em submeter propostas ao PAPPE INTEGRAÇÃO - Programa de Subvenção à Pesquisa em Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Trata-se de uma chamada pública da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, para o Norte, Nordeste e Centro-Oeste, uma nova iniciativa de fomento à inovação nestas regiões.

 

Ao todo, a FINEP destinou cerca de R$ 80 milhões em recursos não-reembolsáveis (que não precisam ser devolvidos) da Subvenção Econômica, para apoiar diversos empreendimentos. Com uma parceria formada entre SEBRAE, FIEP, SENAI, PAQTC e SEMARH, a proposta INOVA-PB – PAPPE INTEGRAÇÃO NO ESTADO DA PARAIBA- encaminhada pela FAPESQ, foi aprovada pela FINEP, contando com recursos de R$ 2 milhões. Os recursos serão aplicados na pesquisa e no desenvolvimento de processos e/ou produtos inovadores no Estado da Paraíba, atendendo exclusivamente às micro e pequenas empresas do Estado.

 

O Programa visa apoiar financeiramente, na forma de subvenção econômica, o custeio de atividades de pesquisa, desenvolvimento e/ou inovação, realizados por microempresas e empresas de pequeno porte, individualmente ou em consórcio, de acordo com a Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004 (Lei da Inovação), regulamentada pelo Decreto nº 5.563, de 11 de outubro de 2005.

 

Deverão ser apresentados projetos de 100 mil a 200 mil reais, com prazo de execução de até 24 meses. As propostas de projetos submetidas devem estar enquadradas dentro  dos seguintes setores: biotecnologia, biodiversidade, agronegócios; Complexo da Saúde; Nanotecnologia, semicondutores e tecnologias da informação e  comunicação; Biocombustíveis, energias e meio ambiente; Engenharias de produtos, processos, serviços e novos materiais.

 

O edital está disponível na página (www.fapesq.rpp.br) em Editais.

 

(Helda Suene – Asscom FAPESQ-PB)


Data: 18/10/2010