Cronograma do exame segue conforme o previsto

Exame que abre portas a estudantes em universidades públicas e privadas e, a partir de 2011, também é o único caminho para que alunos interessados possam contratar o Financiamento Estudantil (Fies), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu este ano 4,6 milhões de inscrições. As provas serão aplicadas em mais de 1.600 municípios nos dias 6 e 7 de novembro.

O cronograma do Enem 2010 está em pleno andamento. Os cartões de identificação dos inscritos, que devem ser apresentados nos dias das provas, já foram expedidos pelo Inep. Os primeiros três lotes de cartões foram enviados para os estados mais distantes, especialmente das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Depois foram expedidos os cartões de identificação para os candidatos das regiões Sul e Sudeste. Cada um dos 4,6 milhões de alunos receberá seu cartão até dia 25 de outubro. As provas, de acordo com o Inep, estão em processo de impressão.

Em 2009, dos 4,1 milhões de inscritos, mais de 70% expressaram no questionário socioeconômico que fariam a prova em busca de uma vaga em curso superior, segundo levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do MEC que coordena o exame.

Com as notas do Enem, os estudantes podem buscar uma vaga na graduação de diversas formas: nas instituições federais de ensino superior, que reúne universidades e institutos federais de educação, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); em instituições particulares de ensino superior com bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni); em instituições públicas estaduais e municipais que usam a nota do Enem para a primeira etapa da seleção ou como parte da nota de ingresso; e a partir de 2011 para obter o Fies.

Dados da Secretaria de Educação Superior do MEC mostram que no primeiro semestre de 2010, 51 instituições federais de ensino superior aderiram ao Sisu e ofereceram, em conjunto, 47,9 mil vagas; no segundo semestre, 15 universidades federais, 18 institutos federais de educação e duas universidades estaduais ofereceram 16,5 mil vagas pelo Sisu.

Já o ProUni 2010 ofereceu 240,3 mil bolsas de estudos integrais e parciais de 50% da mensalidade para que jovens façam uma faculdade em instituição privada de ensino superior.

(MEC)

Data: 18/10/2010