Cursos ruins atraem vestibulandos pelo preço baixo

Um estudo realizado pelo pesquisador Roberto Leal Lobo, ex-reitor da USP e presidente do Instituto Lobo, levantou que cursos reprovados em exame federal atraem vestibulandos pelo preço baixo.

Ele verificou que os cursos particulares de administração e direito reprovados no exame federal (notas 1 ou 2 no Enade) tiveram aumento de candidatos no vestibular.

Mesmo após a divulgação das avaliações federais de qualidade, os crescimentos foram de, respectivamente, 45% e 2% entre 2006 e 2008.

O estudante Leandro Gomes da Silva, 23, escolheu cursar direito na Unip pelo valor da mensalidade --R$ 600-- e a proximidade do campus com seu trabalho, na zona sul de São Paulo. Ele não sabia que o curso tinha nota baixa no exame federal de qualidade.

A ideia do Ministério da Educação é que a divulgação dos resultados pode diminuir a procura por escolas mal avaliadas. O governo federal criticou o estudo.

(Folha.com)

Data: 18/10/2010