Projeto da UFCG orienta alunos de Pombal sobre as tecnologias disponíveis no Semiárido

Cerca de 90 alunos da Escola Estadual Monsenhor Vicente Freitas estão participando das atividades

Jovens do município de Pombal estão conhecendo as tecnologias disponíveis para a convivência com o Semiárido através de um projeto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Em atividade desde março, o projeto Convivência com o Semiárido: Tecnologias Disponíveis está realizando durante toda esta semana um ciclo de mini-cursos para alunos de 2º e 3º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Freitas, em Pombal.

No minicurso, cerca de 90 alunos estão tendo a oportunidade de conhecer sobre o semiárido, em especial, o nordestino brasileiro, os recursos hídricos disponíveis no mundo e as principais tecnologias para captação de água, entre elas: cisternas, barragens subterrâneas, cacimbas, barreiros, caxio (estrutura que aproveita uma formação rochosa para captar água), tanque de pedra, pequenos açudes, sistema de mandalas e manejo de irrigação.

“Essas informações são importantes para que a população, especificamente desta região, tenha consciência da importância da correta captação e armazenamento de água para desenvolvimento do semiárido. Temos informações que de todos os semiáridos, o nosso é o que mais recebe volume de água, mas isso não é bem aproveitado, por causa de sistemas ineficientes”, explica o coordenador do projeto, Reginaldo Gomes Nobre.

O professor ressalta ainda que os jovens precisam tomar conhecimento do potencial da região.  “Temos um região com potencial riquíssimo. No entanto, essas informações são pouco debatidas. Nosso projeto atua no sentido de conscientizar as pessoas para as tecnologias que estão disponíveis e como podem ser realizadas essas técnicas de armazenagem”, observa.

Os minicursos do projeto, que terminam nesta sexta, dia 22, retornarão às atividades nos dias 04 e 05 de novembro, durante a Semana de Agronomia a ser realizada no Centro de Ciência e Tecnologia Agroalimentar (CCTA), campus de Pombal. A ideia do projeto é que, depois da realização das atividades, os alunos que participaram dos minicursos possam conhecer algumas destas tecnologias instaladas em propriedades da região.

O projeto Convivência com o Semiárido: Tecnologias Disponíveis é realizado pela UFCG, através do campus de Pombal. Além do professor Reginaldo Nobre, participam ainda como colaboradores o professor Marcos Eric Barbosa Brito, um aluno bolsista e quatro voluntários dos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental. As atividades do projeto serão encerradas em dezembro deste ano.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 19/10/2010