UFCG recebe prêmio do CNPq na categoria Mérito Institucional

A premiação foi entregue ao reitor Thompson Mariz, em Brasília

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) recebeu na noite dessa terça-feira, 19, em Brasília, o 8º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, na categoria Mérito Institucional, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A premiação foi entregue ao reitor Thompson Mariz pela vice-presidente do CNPq, Wrana Panizzi, durante a solenidade de abertura da Semana Nacional de Ciências, Tecnologia e Inovação.

Concorrendo com 71 universidades e 19 institutos de pesquisas de todo o país, a UFCG fez jus ao Prêmio como a instituição, participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do CNPq, com maior índice de egressos titulados na pós-graduação em cursos reconhecidos pela Capes. Número de titulação, em mestrado ou doutorado na própria universidade, que ultrapassa 70% dos ex-bolsistas.

Mariz ressaltou a qualidade das pesquisas desenvolvidas pela instituição ao longo desses oito anos de criação, registrou que a premiação muito envaidece a comunidade universitária e lembrou que essas pesquisas não são meramente financiadas. “Elas são conquistas intelectuais dos pesquisadores da UFCG”.

“Se agregamos um número cada vez maior de nossos graduandos na iniciação científica e, posteriormente, na pós-graduação, é porque estamos conseguindo a excelência na formação desses jovens”, comentou.

O reitor estendeu as congratulações a toda comunidade acadêmica, em especial aos professores-pesquisadores, e destacou o mérito como um coroamento dos trabalhos realizados nos últimos anos pelas direções dos centros de Ensino e pela Coordenação de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex).

(Marinilson Braga –  Ascom/UFCG)

Data: 20/10/2010