Grande demanda por edital sobre semiárido surpreende

O Edital N º 35/2010, sobre Desenvolvimento Sustentável do Semiárido Brasileiro, recebeu cerca de 380 propostas, demandando R$ 35 milhões. O edital investirá R$ 12,5 milhões em pesquisa.

A chamada é fruto de parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Instituto Nacional do Semiárido (Insa).

O maior número de projetos é direcionado à linha temática sobre Exploração Econômica das Potencialidades do Semiárido Brasileiro, com duzentas propostas totalizando cerca de R$17 milhões solicitados.

De acordo com o diretor do Insa, Roberto Germano Costa, que participou da abertura dos trabalhos da Banca Examinadora dos projetos, em Brasília (DF), a imensa demanda surpreendeu o MCT, comprovando a viabilidade de investimentos em C&T no Semiárido Brasileiro.

"Uma das funções do instituto é justamente identificar áreas pouco desenvolvidas em C&T e articular com outros atores regionais, para o preenchimento dessas lacunas. Isso demonstra o crescimento das instituições que trabalham com a pesquisa, e, consequentemente, da região", enfatiza Germano.

A lista dos projetos aprovados será divulgada a partir do dia 28 de outubro.

(Jornal da Ciência)

Data: 22/10/2010