topo_cabecalho
Programa do Ministério do Planejamento forma multiplicadores para área de gestão de pessoas

A Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento (SRH/MP) está preparando um grupo de servidores públicos federais para atuar como uma rede de multiplicadores na área de gestão de pessoas.

 

Esses servidores serão certificados para atender às demandas de capacitação operacional dos órgãos integrantes do Sipec, o Sistema de Pessoal Civil da União, disseminando nos seus estados de origem o treinamento e os conhecimentos técnicos adquiridos.

 

Nesta segunda (25) pela manhã, cerca de 70 servidores – parte de um grupo de 175 selecionados anteriormente, todos eles participantes diretos na execução da política de gestão de recursos humanos no Executivo federal – assistiram no auditório do Ministério do Planejamento à abertura solene de mais uma turma do Programa de Multiplicadores, a segunda neste mês.

 

Esse grupo é formado por servidores qualificados, que têm conhecimento prévio de legislação e dos sistemas de gestão de pessoas da Administração Pública Federal. Ao se candidatar a uma vaga em qualquer dos oito módulos oferecidos (veja a lista), eles precisam atender a uma série de requisitos, e para serem selecionados passam por avaliação.

 

O curso tem duração de 120 horas. Para cada um dos oito módulos, 80 horas são presenciais, dedicadas a métodos e técnicas de ensino e de aprendizagem. Outras 40 horas são na modalidade de ensino à distância, em que é realizado o aprofundamento técnico e teórico.

 

Capacitação continuada

 

A capacitação tem caráter continuado. A meta é que, a cada semestre, haja turmas de servidores sendo formadas pelo programa e que no semestre seguinte eles passem a atuar como multiplicadores, aplicando cursos de formação naqueles módulos para os quais foram qualificados.

 

O Programa de Multiplicadores foi criado em 2008, quando a SRH/MP, como responsável pela capacitação de servidores para operar as ferramentas e sistemas de gestão de pessoas do Sistema de Pessoal Civil da União (Sipec), constatou que não tinha técnicos em número suficiente para atender à demanda.

 

Após dar início à formação de servidores, o programa começou a se consolidar no final do ano passado, com a integração do segundo eixo, a formação da rede de multiplicadores.

 

Além da melhoria da qualidade da gestão na Administração Pública Federal, o programa traz um benefício direto para o servidor que atua como multiplicador, pois, ao ministrar curso de formação em um órgão federal, ele terá direito a receber remuneração extra, a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso, conforme determina a Lei 8.112/90

 

(Sítio do Servidor)


Data: 25/10/2010