“Está no DNA da UFCG o constante desafio por novas conquistas”

Declaração foi feita pelo reitor Thompson Mariz , na abertura do VII Congresso de Iniciação Científica

“Um ano especial para a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) por vencer, na categoria Mérito Institucional, o 8º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)”. Expressou orgulhosamente o reitor Thompson Mariz, na abertura do VII Congresso de Iniciação Científica da UFCG, na manhã desta terça, 26, no Centro de Extensão do campus de Campina Grande.

Congratulando-se com toda a comunidade acadêmica, afirmou que está no DNA da UFCG o vanguardismo e o constante desafio por novas conquistas. Ao falar que ensino superior não se faz sem pesquisa e extensão, especialmente numa universidade comprometida com o meio em que está inserida, ressaltou que, na UFCG, essas atividades não se restringem ao campus sede. “Os campi recém-criados – de Cuité, Pombal e Sumé – já contribuem e despontam na geração de conhecimentos”.

A pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Ana Célia Athayde, falou do processo de sociabilização da pesquisa e do despertar científico na graduação; do engajamento dos professores pesquisadores e do comprometimento da Administração Central com a Pesquisa e a Extensão. Também lembrou que, desde a criação, a UFCG vem avançando em qualidade e contribuindo para a descentralização regional da ciência.

Marcelo de Sá, coordenador de Pesquisa e organizador do congresso, falou do lado apaixonante da iniciação científica, das descobertas aos êxitos. Ressaltou os crescentes avanços no número de bolsas oferecidas pelo CNPq e pela própria universidade, que somadas chegam a 399.

Logo após a solenidade de abertura, o PhD Anderson Stevens Leônidas Gomes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) proferiu uma palestra sobre Ciência e Tecnologia (C&T) e Desigualdades Regionais no Brasil, tema do Congresso.

Até essa quarta-feira, 27, serão apresentados 317 trabalhos de pesquisa nas áreas de Engenharia e Ciências Exatas (142), Ciências Agrárias e da Vida (122) e Ciências Humanas (56). Com  apresentações  no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, Centro de Humanidades (Sala 15), Biblioteca Central e Ginásio de Esportes.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 26/10/2010