Alunos expõem resultados de pesquisas científicas na UFCG

Exposição de pôsteres faz parte da programação do VII Congresso de Iniciação Científica

Com o propósito de apresentar o resultado dos trabalhos científicos produzidos ao longo do ano, alunos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estiveram reunidos na tarde desta terça, 26, no Hall das Placas e no Ginásio de Esportes da Instituição. A exposição faz parte da programação do VII Congresso de Iniciação Científica da UFCG, cujo tema deste ano é Ciência e Tecnologia (C&T) e Desigualdades Regionais no Brasil.

Através de pôsteres, os alunos bolsistas e voluntários expuseram aos visitantes o resultado dos trabalhos produzidos nos programas institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Voluntários de Iniciação Científica (Pivic).

Um das pesquisas apresentadas foi a do estudante de Engenharia Civil, Dário Morais, sob orientação do professor João Batista Queiroz de Carvalho. Intitulada Cinza da casca de arroz utilizada em argamassas, a pesquisa estudou a viabilidade da utilização da cinza da casca de arroz como substituto parcial do cimento.

De acordo com a estudante Izabelle Marrie, que também participou da pesquisa, a cinza da casca de arroz é um resíduo altamente poluente para o solo e para água, prejudicial à saúde do homem e que, atualmente, não tem destino final. “Como este estudo, comprovamos que esta cinza além de apresentar alto potencial para argamassa é uma técnica ecologicamente correta”, declara.

Preocupação com o meio ambiente também foi o motivo do trabalho Impactos do uso de queimadas nos solos do Semiárido paraibano, apresentado pelo estudante de Engenharia Florestal, Joselândio Meira.  “O objetivo do nosso trabalho foi avaliar as técnicas de queimadas utilizadas pelos agricultores e a partir delas determinar os impactos causados pela queima nas atividades químicas, físicas e biológicas do solo”, explica.

Após a conclusão do trabalho, a ideia é repassar aos agricultores os resultados da pesquisa, apresentar quais as técnicas mais eficientes, minimizando assim, os impactos das queimas no solo. A pesquisa Impactos do uso de queimadas nos solos do Semiárido paraiban  foi realizada com a orientação da professora Patricia Carneiro e colaboração do profesor Jacob Silva. Participaram ainda como voluntários, os alunos Manoele Rodrigues, Tássia de Souza, Maria Maésia Gomes e Roberto Barroso.

A apresentação de pôsteres do VII Congresso de Iniciação Científica da UFCG continua nesta quarta, dia 27, nos horários das 10h às 11h30 e das 16h às 17h30.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 26/10/2010