Pesquisadores da UFCG participam do II Simpósio de Minerais Industriais do Nordeste

Evento acontece de 17 a 20 de novembro na FIEP, em Campina Grande. Inscrições estão sendo realizadas no Hall da Biblioteca Central.

Pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) participarão de 17 a 20 de novembro do II Simpósio de Minerais Industriais do Nordeste que acontece em Campina Grande no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP).

O objetivo do simpósio é apresentar e discutir com os empresários e instituições da região os avanços resultantes de pesquisas na área dos minerais industriais realizadas pelo Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) e universidades federais de Campina Grande (UFCG), de Pernambuco (UFPE), do Rio de Janeiro (UFRJ), e os institutos de Pesquisa Tecnológica (IPT) e Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

As inscrições podem ser realizadas através da internet, no endereço www.cetem.gov.br , ou de forma presencial no Hall da Biblioteca Central da UFCG, campus de Campina Grande. A taxa de inscrição custa R$ 30 para estudantes e R$ 80 para profissionais.

A abertura do evento está marcada para acontece às 19h30 com a palestra Mapa de Oportunidades do Estado da Paraíba, com Foco no Setor Mineral, apresentada pelo presidente da FIEP, Francisco Buega Gadelha.

A participação dos pesquisadores da UFCG será no dia 19, com apresentação das palestras Uso de bentonitas organofílicas  em Fluidos de Perfuração base Óleo, realizada por Carlos Heber Ferreira, Estudo do Comportamento reológico das argilas bentoníticas de Cubatí, ministrada por Romualdo Menezes, e Avaliação de propriedades de esfoliação térmica das vermiculitas do nordeste brasileiro, apresentada por Elbert Vadiviezo.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (83) 8888.1700 ou 9920.4202

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 04/11/2010