Comissão de Educação do Senado vai debater problemas no Enem

Os problemas detectados nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pelo segundo ano consecutivo, devem tomar a maior parte dos debates da Comissão de Educação do Senado que tem reunião marcada para as 11 horas desta terça (9). A avaliação é da vice-presidente do colegiado, Marisa Serrano (PSDB-MS), que considera grave as constatações dos erros “de logística” denunciados pelos jovens no fim de semana.

“Isso [o debate sobre os problemas nas provas do Enem] naturalmente virá à tona. Não tem como fugir disso. Os problemas foram de logística, de impressão das provas, trata-se de um problema de organização”, afirmou Marisa Serrano.

Ela ressaltou que o Executivo tem que tomar providências rápidas para evitar que o Enem, “um programa criado no governo Fernando Henrique e melhorado no atual governo”, caia no descrédito por causa de erros causados nas gráficas. A vice-presidente da Comissão de Educação avaliará, ainda, se vai entrar com algum requerimento na reunião de amanhã.

O senador Paulo Paim (PT-RS) destacou que, neste caso, deve-se ter cautela e criar uma situação de entendimento que não prejudique os estudantes que fizeram a prova. “Não dá para fazer uma guerra [em torno do problema], mas também não dá para desconhecer o problema”, afirmou o petista.

Paim pretende conversar ainda hoje com a presidente da comissão, Fátima Cleide (PT-RO), para verificar se ela já entrou em contato com os responsáveis pela elaboração e aplicação das provas, no caso o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação.

O petista disse, como Marisa Serrano, que as falhas nas provas serão debatidas pelos senadores e defendeu que se busque, no Inep, saber “a real grandeza do problema”. A senadora Fátima Cleide, por sua vez, disse à Agência Brasil, por meio de sua assessoria de imprensa, que não comentará o assunto hoje e, amanhã, tratará da questão no colegiado.

(Agência Brasil)

Data: 08/11/2010