Dominar forma, treinar e ler são chaves para bom texto

Redação é item obrigatório no vestibular, veja como se sair bem

Na busca por uma vaga no Ensino Superior os estudantes são submetidos a vários processos seletivos com diferentes formatos e conteúdos programáticos. Entretanto, o que é comum a todos os vestibulares, inclusive por determinação da própria legislação brasileira, é a redação. É exatamente neste momento em que conhecimentos gerais e linguísticos são testados a partir da elaboração de um bom texto. E qualquer deslize nessa etapa pode ser fatal para a reprovação.

Como cada instituição adota um diferente gênero textual em seu processo de seleção, cabe aos estudantes identificarem os possíveis formatos que serão cobrados nas provas. É o que afirma Lícia Maia, presidente da Comissão de Vestibular da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). "No manual do candidato há indicações em relação ao formato de texto exigido na redação", diz ela. Maria José Soltran, professora de Letras da UFPR (Universidade Federal do Paraná), completa: "A leitura de provas anteriores também ajuda nesse processo. Além de conhecer o grau das exigências, será possível se preparar mais e de maneira mais personalizada", acrescenta ela.

Ainda que os textos mais cobrados sejam de natureza argumentativa, Sérgio de Freitas Oliveira, professor do curso de Pedagogia da PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), enfatiza a necessidade dos candidatos conhecerem as características de todos os gêneros textuais, desde os narrativos até os descritivos e discursivos. "As dissertações, os artigos e as cartas são os mais comuns nos vestibulares, até porque são os mais usuais na academia. Narrações e descrições são mais específicas a determinada áreas, tais como Letras", explica ele, que não descarta a necessidade dos candidatos dominarem as mais variadas formas da comunicação escrita.

No processo de aprendizado é preciso, no entanto, fugir das fórmulas que racionalizam os diferentes formatos. "Determinar cinco linhas para introdução, outras duas de tese, além de outras regras, é um deserviço para a formação dos alunos. No caso das dissertações, por exemplo, é muito mais produtivo estimular a criatividade e desenvolver a capacidade de argumentação e consistência", enfatiza Marisa Magnus Smith, coordenadora de ingresso da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Ela relaciona a prática como melhor método de estudo.

A leitura também é apontada como um dos principais caminhos em direção a construção de bons textos. "Ser um bom leitor é um passo para escrever bem, claro que não é decisivo, mas ajuda. Isso porque o aluno estará interado não só das notícias e dos acontecimentos no mundo, mas também de clássicos da literatura e poemas importantes para o desenvolvimento de uma bagagem cultural", afirma Maria José. É essa mesma bagagem que, segundo Oliveira, ajudará os candidatos a pensar, articular ideias e desenvolver capacidades argumentativas e coerentes sobre os mais variados assuntos.

Da cabeça para o papel

Antes de começar a escrever o texto, Marisa indica que o candidato faça um planejamento das ideias que pretende passar para o papel. "Esse roteiro permite maior organização textual, além de facilitar a progressão do tema entre os argumentos e manter o laço de coesão", afirma ela. Com esse esquema de redação montado, a coordenadora garante que as chances do aluno se perder em meio a divagações e repetições é menor. O planejamento, no entanto, deve estar condizente com o que a prova pede. "Leia o enunciado da questão com atenção, reflita sobre o que é esperado no texto para que não correr o risco de fugir do tema", destaca Oliveira.

Na maioria das provas as propostas estão detalhadas e claras, o que faz com que a fuga do tema - item de desclassificação em qualquer instituição - cada vez ocorra menos. "Há provas inclusive que oferecem coletâneas de textos que podem orientar o aluno na direção certa", afirma Marisa, que acredita ainda que quanto mais autêntico for o texto, mais interessante será aos olhos do corretor. No caso de dissertações, em que a defesa de uma tese argumentativa é o principal quesito de avaliação, a coordenadora conta que as correções estão baseadas na consistência das teses. "A avaliação é feita em cima da forma como o aluno defende suas ideias e não em cima de sua validade", garante ela.

O erro mais comum e com maior peso nas pontuações são as questões estruturais, tais como falta de organização, coesão e coerência. É o que afirma Oliveira, que também acrescenta a necessidade de cuidados com as regras gramaticais. "Ainda que os pesos dos deslizes de concordância, regência, ortografia, acentuação e a vírgulas sejam menores, esses descontos, quando somados, podem fazer grande diferença no resultado final", assegura ele, que relata maior incidência com o uso incorreto de vírgulas. Essas falhas, segundo o professor, podem ser evitadas tanto com a construção de parágrafos e períodos mais curtos e objetivos, como com a revisão dos textos. Tranquilidade é outro fator que Maria José acrescenta para que os candidatos mostrem suas habilidades.

Oliveira adverte ainda a necessidade de o estudantes reservar no mínimo uma hora da prova para realizar a redação. "O estudante precisa saber administrar o tempo e conhecer seu próprio ritmo e método. Não se pode gastar três horas para fazer o texto e deixar apenas uma hora para responder as questões", completa ele.

Dicas para fazer um bom texto

- Conheça a estrutura de todos os gêneros textuais
- Verifique o manual do candidato da universidade que deseja entrar
- Exercite o poder de argumentação a partir de leituras periódicas e variadas