Divulgado novo calendário para edital que seleciona doutorandos para Inglaterra

Foi publicado nesta quinta-feira, 11, novo calendário referente ao edital DRI/CGCI nº 60/2010. As candidaturas poderão ser apresentadas à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) até 1º de dezembro, assim como à Universidade de Cambridge. As inscrições devem ser compostas de projeto de pesquisa, formulários e documentação complementar especificados no edital.

No Diário Oficial da União também foi retificado o item 2.1. Onde se lê "c) não ter usufruído anteriormente de outra bolsa no exterior", leia-se "c) não ter usufruído anteriormente de outra bolsa no exterior em nível de doutorado".

Seleção

Fruto do memorando de entendimento assinado entra a Capes e o Cambridge Overseas Trust (COT) em 8 de setembro de 2010 o processo seletivo tem como objetivo apoiar estudantes brasileiros que pretendem realizar doutorado em Cambridge e estreitar as relações bilaterais entre Brasil e Inglaterra.

A seleção se desenvolverá simultaneamente na Capes e no COT. Cada uma das partes realizará, separadamente, a pré-seleção dos candidatos. Na Capes, a seleção se desenvolverá em três fases, todas de caráter eliminatório, sendo elas verificação da consistência documental; análise de mérito, e priorização das candidaturas. No Cambridge Overseas Trust, haverá o recebimento das candidaturas e análise de mérito pelo corpo docente e departamentos da Universidade. A seleção final das candidaturas ocorrerá em reunião conjunta entre a Diretoria de Relações Internacionais da Capes e a Diretoria Executiva do COT, na qual serão considerados o mérito das candidaturas e o interesse de cada agência financiadora.

O resultado será divulgado juntamente com a lista de espera, composta de até dez candidatos, em abril de 2011. As atividades em Cambridge acontecerão no período de agosto/setembro de 2011 a maio/junho 2014.

Benefícios

O programa prevê a concessão de até dez bolsas, com duração de até quatro anos, que inclui mensalidade para cobrir as despesas mensais relativas à moradia, alimentação e transporte local, no valor de £910; auxílio-instalação de £910; e auxílio-deslocamento ou passagem aérea de ida e volta para o trecho Brasil/Cambridge/Brasil, a critério da Capes. Pelo Cambridge Overseas Trust é oferecida a isenção de anuidades e taxas escolares.

Mais informações pelo e-mail csn@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (61) 2022-6657.

(Capes)

Data: 11/11/2010