UFCG promove programação especial no Dia Mundial do Diabetes

Seminário, debates, oficinas e atendimentos gratuitos serão realizados no Centro de Cultura e Artes da UEPB

O Dia Mundial do Diabetes será comemorado no próximo domingo, dia 14, e, para marcar a data, os alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), juntamente com a Associação Campinense de Diabéticos, organizaram uma programação variada, que inclui o 5º Seminário Multidisciplinar sobre Diabetes, oficinas, cursos de culinária diet e atendimento ao público diário e gratuito.

Em Campina Grande e cidades que fazem parte do Compartimento da Borborema, em torno de 200 pessoas sofrem de diabetes. Muitas delas não sabem que têm a doença, que atinge crianças, jovens e adultos, e se não for tratada pode levar até a morte.

De acordo com Mayara Melo aluna do 2º período do curso, a programação elaborada para os dias 17, 18, e 19 de novembro consta de uma série de ações para difundir informações sobre a doença que atinge 10 milhões de brasileiros, além de ter à disposição nutricionistas, médicos, enfermeiros e oftalmologistas.

A programação será realizada no Centro de Cultura e Artes da UEPB, próximo ao Terminal da Integração, e tem o objetivo de alcançar diferentes públicos, inclusive os próprios profissionais, alunos e pacientes da universidade, além de pessoas da comunidade.

O que é Diabetes?

A diabete é uma doença na qual o organismo não consegue controlar a quantidade de açúcar, ou glicose, na corrente sanguínea. Isto causa hiperglicemia, um nível perigosamente alto de açúcar no sangue.

O fator principal da diabete é a insulina, um hormônio produzido por células especiais no pâncreas. A insulina comanda a absorção de glicose e, em conjunto com o glucagon, outro hormônio pancreático, controla também a dosagem de glicose no sangue. Se o organismo produz pouca quantidade de insulina, ou não reage corretamente a ela, ocorre a diabete.

A diabete em geral pode ser controlada com uma dieta pobre em açúcar, medicamentos orais ou injeções periódicas de insulina. Mesmo assim, com o tempo pode trazer complicações como cegueira e aterosclerose.

Maiores informações podem ser obtidas na ACD, na Rua João Lourenço Porto, 200, Centro de Campina Grande.

(Leonardo Andrade - Assessoria de Imprensa do CCBS/UFCG)

Data: 12/11/2010