Serviço permite discagem direta de ramal a ramal entre UFCG e UFPB

Inovação reduzirá gastos com ligações interurbanas

Ligações telefônicas entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) podem ser feitas através da discagem direta de ramal a ramal, sem necessidade de se efetuar uma ligação interurbana.

A inovação, resultado de um trabalho conjunto realizado pela Divisão de Energia e Equipamentos da UFPB e pela Divisão de Telecomunicações (DT) da UFCG, permitirá maior facilidade na comunicação entre as instituições, além de redução nos gastos com ligações interurbanas.

Para efetuar uma ligação para a UFPB, basta discar o ramal de destino. Os ramais-chave da UFPB (telefonista) são 7000 e 7200.

A implantação do serviço, segundo o diretor da DT, José de Anchieta Dela-Bianca, se tornou possível com a aquisição e instalação, por parte da UFPB, de modernas centrais telefônicas Alcatel, “semelhantes às adquiridas há três anos pela UFCG”, disse.

Ele alerta para uma mudança. A partir de agora, os prefixos de facilidades internas no PABX da UFCG que começam pelo dígito 7, passam a funcionar precedidos da discagem no aparelho telefônico do símbolo * (asterisco). “Por exemplo, o prefixo 72 era, até então, utilizado para programar o desvio de ligações de um ramal para outro. Agora, o usuário que desejar desviar o ramal deverá discar *72. Da mesma forma, para cancelamento do desvio se discava 70. De agora em diante será *70”.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 17/11/2010