Mostra de fotografia na UFCG aborda práticas de consumo

Evento acontece na próxima semana na Unidade Acadêmica de Arte e Mídia

Com o tema Vida, Sentido e Consumo, acontece na próxima semana na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) a I Mostra de Fotografia do curso de Comunicação Social (Educomunicação) da instituição.

O evento é resultado de um trabalho desenvolvido na disciplina Teorias da Comunicação I, a partir das reflexões sobre comunicação não-verbal e acontece durante as comemorações da Semana de Música, promovida pela Unidade Acadêmica de Arte e Mídia.

Para a curadora da Mostra, professora Sandra Raquew, “foi desafiador para os estudantes o contato com outras formas de narrativa, uma vez que estamos marcados fortemente não só pela oralidade, mas também por um excesso de informação que em alguns casos resulta em saturação ou incomunicação”.

A proposta é fomentar uma pedagogia do olhar, e novos exercícios do ver, em especial as práticas de consumo na vida cotidiana. “As fotografias se voltam para a liquidez, à plástica e aos sentidos sociais do ato de consumir”, afirma a docente.

O processo de criação da mostra incluiu debates sobre a comunicação não-verbal e o modo como esta experiência define significados na vida cotidiana, bem como a percepção e crítica à sociedade do consumo e a produção cinematográfica do cineasta Marcelo Massagão.

Os estudantes cujos trabalhos integram a Mostra participaram ainda de oficinas sobre linguagem fotográfica e percepção visual com os fotógrafos Sóstenes Lopes e Ricardo Peixoto (Agência Ensaio) e de aulas de campo em diversos espaços comerciais e de circulação de bens de consumo na cidade de Campina Grande.

Data: 17/11/2010