Curso de Educomunicação da UFCG realiza primeiro sarau temático

Acontece nesta sexta-feira, dia 19, a partir das 18h, na área externa da Associação dos Docentes da UFCG (ADUFCG), no campus de Campina Grande, o primeiro sarau temático do curso de graduação em Comunicação Social - Habilitação em Educomunicação, da Universidade Federal de Campina Grande.

O sarau é parte do projeto intitulado Educompoesia, o qual pretende realizar periodicamente eventos temáticos envolvendo a participação direta dos alunos do curso de Educomunicação da UFCG.

De acordo com a professora Maíra Nunes, coordenadora do projeto, o principal objetivo do evento é despertar nos alunos e demais interessados da comunidade acadêmica a sensibilidade para a poesia, incentivando a valorização da cultura no espaço universitário.

"Buscamos, desta forma, gerar possibilidades para a apropriação lúdica de múltiplas linguagens, bem como estimular a criatividade, a participação e a integração dos alunos", disse Maíra.

Bacharelado em Educomunicação, da UFCG, é pioneiro no país

Esta primeira edição do projeto Educompoesia traz um componente todo especial: o pioneirismo do curso de Educomunicação da UFCG.

Vinculado à Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (UAAMI), o curso de Bacharelado em Comunicação Social - Habilitação em Educomunicação faz parte do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e foi criado com base na Resolução 36/2009, de 3 de outubro de 2009, da Câmara Superior de Ensino da UFCG.

Atualmente, de todas as universidades brasileiras, somente a UFCG desenvolve a graduação voltada para formação do Educomunicador, profissional responsável pela gestão de projetos que unem comunicação e educação.

No último mês de setembro, em reportagem publicada na seção Guia das Profissões, o jornal Folha de São Paulo destacou o surgimento do curso de Licenciatura em Educomunicação, na Universidade de São Paulo (USP), cujo início está previsto para o ano de 2011. A matéria também evidenciou o pioneirismo da UFCG, com a criação do Bacharelado na área de Educomunicação.

(Franz Mikhailovitch - Secretaria de Educomunicação da UFCG)

Data: 18/11/2010