Inscrições abertas para 5ª edição do Prêmio Petrobras de Tecnologia

Até o dia 26 de novembro estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Petrobras de Tecnologia Engenheiro Antônio Seabra Moggi, que visa reconhecer a contribuição da comunidade acadêmica brasileira para o desenvolvimento tecnológico da Petrobras e da indústria nacional de energia, além de incentivar a revelação de talentos e de trabalhos inovadores no segmento de petróleo, gás e energia. Lançado em 2004, o prêmio já contou com 1600 trabalhos inscritos. Destes, mais de 100 foram premiados.

O prêmio é voltado para estudantes de graduação, mestrado ou doutorado de qualquer instituição de ensino superior brasileira, que podem inscrever seus trabalhos em um dos nove temas tecnológicos: Tecnologia de Energia; Tecnologia de Exploração; Tecnologia de Gás; Tecnologia de Logística e de Transporte de Petróleo, gás e derivados; Tecnologia de Perfuração e de Produção; Tecnologia de Preservação Ambiental; Tecnologia de Produtos; Tecnologia de Refino e Petroquímica; e Tecnologia de Segurança e Desempenho Operacional.

Os autores dos trabalhos vencedores recebem R$ 20 mil na categoria doutorado, R$ 15 mil na categoria mestrado e R$ 10 mil na categoria graduação, além de uma bolsa de estudos do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) para elaboração de tese de mestrado, doutorado ou pós-doutorado em instituições de ensino superior nacionais, de acordo com sua formação acadêmica. Os professores orientadores dos trabalhos premiados de todos os temas e categorias recebem a mesma quantia bruta que o prêmio recebido pelo aluno, como taxa de bancada.

As inscrições podem ser realizadas no site do Prêmio (www.petrobras.com.br/premiotecnologia), onde também é possível conhecer os principais desafios tecnológicos da Petrobras, ler o regulamento, acessar trabalhos vencedores de cada categoria e conferir entrevistas com vencedores de edições anteriores do prêmio.

Quem foi Antônio Seabra Moggi

Antônio Seabra Moggi foi o primeiro superintendente do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes). Químico Industrial pela Universidade do Brasil (atual UFRJ) e Engenheiro Químico pela Valderbilt University, no Tennesse, EUA, trabalhou no Conselho Nacional de Petróleo (CNP) e na Petrobras, onde participou da fundação do Centro de Aperfeiçoamento e Pesquisa de Petróleo (Cenap), ponto de partida das atividades de Pesquisa & Desenvolvimento na Companhia. Também participou da criação do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP). A partir desta edição, a Petrobras homenageia esse pioneiro, batizando com seu nome o Prêmio Petrobras de Tecnologia.

(Letícia Montello - Petrobras)

Data: 18/11/2010