Engenharia de Minas da UFCG recebe conceito 4 do MEC

O curso de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) recebeu conceito 4 na avaliação do Ministério da Educação (MEC) para a renovação de seu reconhecimento. A comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esteve no campus de Campina Grande, de 3 a 6 deste mês, avaliando a organização didática pedagógica, o corpo docente e as instalações físicas do curso.

Na avaliação do corpo docente, corpo discente e o corpo técnico- administrativo, Engenharia de Minas obteve o conceito máximo, 5, e nas outras duas dimensões o curso recebeu 3. Além da avaliação in loco é levada em consideração a nota dos alunos ingressantes e concluintes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Para o coordenador administrativo da Unidade Acadêmica Mineração e Geologia (UAMG) do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), professor José Avelino Freire, o conceito recompensa o esforço da comunidade acadêmica do curso de Engenharia Minas. “Indistintamente, professores, alunos e técnico-administrativos contribuíram e vêm contribuindo para a melhoria e valorização da graduação”.

Nos próximos dias, a coordenação do curso encaminhará documento aceitando o parecer da comissão ao Inep, que enviará o relatório ao MEC para as providências de praxe, a exemplo da publicação da portaria no Diário Oficial da União referendando o conceito.

Graduação

O curso de Engenharia de Minas iniciou suas atividades em 1977, sendo reconhecido através da Portaria n. 385, de 15 de setembro de 1983. O atual Projeto Pedagógico data de 1992 e uma nova versão está em elaboração desde 2007.

Atualmente, conta com 136 alunos regularmente matriculados, distribuídos em 10 semestres com duração mínima de 5 anos, em período integral. As disciplinas são oferecidas em módulos teóricos presenciais de até 40 estudantes e de aulas práticas com até 20 estudantes. O coordenador do curso é o professor José César de Albuquerque Costa.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 18/11/2010