topo_cabecalho
Festival da UFCG promove a arte, a cultura e o lazer em Sumé

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé, está realizando, até a próxima sexta, dia 26, na cidade de Sumé, o "De Repente Beat". O evento é aberto a toda população e traz em sua programação atividades acadêmicas como palestras e oficinas, eventos esportivos e uma diversificada agenda cultural incluindo dupla de violeiros, exibição de filmes, peça de teatro, grupos de dança e shows musicais em praça pública e no ginásio O Netão.

O De Repente Beat tem como principal objetivo proporcionar um grande encontro científico e artístico cultural no Cariri paraibano, através da apresentação de diferentes manifestações culturais, estabelecendo um diálogo com as mais variadas formas de se pensar e fazer cultura. Visa também refletir com a comunidade acadêmica sobre produção científica e cultural no âmbito local e global, avaliando as implicações desses setores dentro das sociedades, a partir das suas produções.

O evento movimenta o Cariri Ocidental paraibano, região que se destaca por suas expressões artísticas dentro da esfera regionalista e universal. Por fazer parte do Vale do Pajeú, berço da poesia repentista, esse território possui uma vasta gama de poetas deste gênero, que cantam e decantam as mais variadas inventividades repentinas da cultura local e mundial.

Dentre esses poetas, destaca-se Pinto do Monteiro (Monteiro-PB) e João Furiba (Sumé-PB), dois grandes nomes dessa arte de improvisar versos acompanhados da grande parceira, a viola, que de acordo com o artista e pesquisador Bráulio Tavares, seria a segunda geração daqueles que deram origem a essa arte no final do século XIX, precisamente na cidade de Teixeira, PB.

Confira a programação na página: www.derepentebeat.com.br.

 

(Rosenato Barreto - Ascom CDSA/UFCG)


Data: 23/11/2010