V Encontro de Extensão e Mostra Universitária da UFCG acontece na próxima semana

Evento será realizado no campus de Campina Grande. Inscrições para oficinas estão abertas

Socializar os projetos de extensão desenvolvidos pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É este o intuito do V Encontro de Extensão e Mostra Universitária de Cultura de Arte que acontece de 29 de novembro a 1º de dezembro.

A expectativa da organização do evento é que mais de 400 pessoas participem do encontro que vai promover durante três dias mesas temáticas, conferências, comunicações orais, exposição em pôsteres, oficinas, apresentações culturais e feiras de artesanato.

Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (PROPEX), o evento será realizado no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, no Ginásio de Esportes e em outros ambientes do campus de Campina Grande.

A abertura do evento, marcada para acontecer no dia 29, às 10h, será realizada no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega e contará com a apresentação do coral “Coro em Canto” da UFCG e do Grupo de Dança Folclórica.

À tarde, será proferida por Rossana Souto Maior, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a conferência de abertura que versará sobre A extensão do Ensino Superior – Contexto Histórico Social.

A programação do evento prossegue com sessão de pôsteres, programação cultural e oficinas.

Oficinas

As pessoas interessadas em participar das oficinas que serão realizadas no evento deverão realizar sua inscrição na sede da Propex. Estão sendo oferecidos os seguintes cursos: (Ex)tensão universitária: uma contribuição psicopedagógica; Oficina de Direitos Humanos e  mediação de conflitos; Criação de Home Page; Figurino e Cenografia; Criação de fantoches; Sabonete Artesanal de Mel; Puff de garrafa Pet; e  Caixa de idéias: confecção de material pedagógico para a Educação Infantil.

As oficinas serão realizadas nos dias 29 e 30 de novembro, a partir das 18h30min. As vagas por oficina variam de 8 a 30 participantes.

Para mais informações, acesse o site do evento: http://www.ufcg.edu.br/~proex/evento/site.html ou ligue: (83) 2101.1382

Confira programação:

29 de novembro – Segunda-feira

7h30 – Credenciamento

10h – Solenidade de Abertura: Apresentação do coral “Coro em Canto” da UFCG e Grupo de Dança Folclórica

14h – Conferência de Abertura: A extensão do Ensino Superior – Contexto Histórico Social

Conferencista: Rossana Souto Maior (PPGE/UFPB)

Local: Centro de Extensão José Farias da Nóbrega.

16h – Sessão de pôsteres (PROBEX e PIBIAC)

17h – Programação Cultural: Grupo de Cordas da UFCG

18h30 às 21h30 - Oficinas

30 de novembro – Terça-Feira

08h – Apresentação Cultural: Grupo de Sax da UFCG

08h30 – Mesa redonda: Financiamento da extensão e da cultura nas Universidades

João Carlos Cordeiro Barbiratto (UFAL)

Tarciana Portela (MINC/NE)

Local: Centro de Extensão José Farias da Nóbrega

10h – Exposição de pôsteres (PROBEX e PIBIAC)

Sessão de filmes (Unidade Acadêmica de Arte e Mídia)

14h – Apresentação do Grupo de Chorinho da UFCG

14h30 – Mesa redonda: A extensão e a arte-cultura na UFCG

Ana Célia Rodrigues Athayde (Pró-Reitora de Extensão da UFCG)

José Luiz Ferreira (Coord. de Extensão da UFCG)

Nadege da Silva Dantas (Coord. de Extensão Cultural da UFCG)

16h – Sessão de Comunicação Orais

18h30 – Oficinas

25 de novembro – Quinta-Feira

08h – Atração Cultural

08h30 – Mesa Redonda – A institucionalização da extensão e a flexibilização curricular

Cipriano Maia (Vice-Presidente do FORPROEX)

Vicemário Simões (Pró-reitor de Ensino da UFCG)

Local: Centro de Extensão José Farias da Nóbrega

10h – Comunicações Orais (PROBEX e PIBIAC)

14h – Conferência de Encerramento: A contribuição da Extensão na formação acadêmica de alunos e professores.

Lúcia Guerra (Pró-Reitora de Extensão da UFPB)

16h30 – Coral de Sumé

Grupo de Dança Folclórica

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)