topo_cabecalho
Censo da Pesquisa 2010: prazo para atualização de dados vai até 5 de dezembro

Pesquisadores e estudantes que participam do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq têm até esta data para atualizar currículos Lattes e dados dos grupos

 

O Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP) é uma base de dados corrente onde são registrados os grupos de pesquisa em atividade nas principais instituições de ensino e pesquisa do Brasil. Trata-se de uma rica e importante fonte de informações constituída dos recursos humanos dos grupos (pesquisadores, estudantes e técnicos), das linhas de pesquisa em andamento, da produção científica e tecnológica e dos padrões de interação com o setor produtivo.

 

De dois em dois anos, numa data previamente anunciada, com tempo para que se procedam as atualizações necessárias, o CNPq faz uma "fotografia" dessa base para a realização dos censos.

 

Os estudos apresentam informações quantitativas sobre os grupos em suas diversas dimensões (grupos, recursos humanos, linhas de pesquisa, etc), segundo diversas variáveis (geográfico/institucional, áreas de conhecimento, etc.) e oferecem recursos de buscas textuais sobre toda a base de dados.

 

Na medida em que eles são recorrentes (os censos a partir de 2000 estão disponíveis no site do CNPq) fornecem também informações históricas e padronizadas, contribuindo para a preservação da memória da atividade científico-tecnológica nacional.

 

É muito importante que todos os líderes de grupos façam uma revisão rigorosa dos dados dos seus grupos e recomendem fortemente que todos os participantes (pesquisadores e estudantes) atualizem seus currículos Lattes, pois deles são extraídas diversas informações, inclusive a formação acadêmica a produção científica e tecnológica dos participantes.

 

Os dirigentes institucionais de pesquisa, responsáveis pela certificação dos grupos, também devem envidar todos os esforços na atualização da base de suas instituições, divulgando os comunicados e os prazos em suas intranets, informando diretamente a seus líderes e monitorando as atualizações pelo site de dirigentes.

 

Comunicado aos Dirigentes de Pesquisa:

http://www.cnpq.br/saladeimprensa/noticias/2010/docs/1001_dirigentes.pdf

 

Comunicado aos Líderes de Grupo:

http://www.cnpq.br/saladeimprensa/noticias/2010/docs/1001_lideres.pdf

 

Mais informações nos seguintes sites:

- Atualizar, cadastrar e certificar grupos (para usos dos dirigentes, líderes, pesquisadores e estudantes dos grupos): http://dgp.cnpq.br/diretorioc/

- Informações gerais:http://dgp.cnpq.br/diretorioc/html/infogeral/index.html

- Perguntas freqüentes: http://dgp.cnpq.br/diretorioc/

- Consultar base corrente: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/

- Consultar censos anteriores: http://dgp.cnpq.br/censos/

 

(Assessoria de Comunicação do CNPq)


Data: 24/11/2010