UFCG e UFPB promovem I Jornada de Estudos sobre Religião, Cultura e Saúde

Evento acontece nos dias 29 e 30 de novembro na UFPB, campus de João Pessoa

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizam nos próximos dias 29 e 30, I Jornada de Estudos sobre Religião, Cultura e Saúde. O evento é uma realização dos programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFCG) e em Ciências das Religiões (PPGCR/UFPB).

A jornada, que acontece no auditório do Centro de Ciências da Saúde da UFPB, campus de João Pessoa, vai promover debates, discussões, palestras e lançamentos de livros.

Durante dois dias pesquisadores, estudantes, profissionais de saúde e membros da comunidade em geral estarão reunidos para trocar informações e conhecimentos produzidos entre os dois programas, bem como difundir políticas públicas de caráter humanístico voltadas para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes nos serviços e programas de saúde pública e privada no Brasil.

De acordo com professora Magnólia Cabral, coordenadora do Grupo de Trabalho em Sociologia da Religião da UFCG, uma das linhas de pesquisa promotoras do evento, a proposta é abrir um espaço para reflexão e divulgação da produção acadêmica que se proponha a aplicar, desenvolver e aperfeiçoar teorias sócio-antropológicas que explicam o fenômeno religioso em seus vários desdobramentos.

“Nosso grupo de trabalho tem como objetivo o estudo e a pesquisa da religião como um fenômeno simbólico de grande importância na contemporaneidade”, explica.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 25/11/2010