Licenciatura em Física em Cuité recebe conceito 4

O curso de Licenciatura em Física do Centro de Educação e Saúde foi avaliado, em outubro, pela comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) com conceito 4,0.

O conceito pode variar de 1,0 até no máximo 5,0, mas somente os cursos com conceito mínimo igual a 3,0 são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). “Esta nota representa o reconhecimento dos esforços de toda a comunidade universitária do CES na construção de um curso de graduação de qualidade, assegurando a formação de um profissional de excelência”, afirmou o coordenador do curso de licenciatura em física, professor Fabio Medeiros.

O professor Fábio ainda relata a importância do curso de física para a região do curimataú. “A importância do curso é notória quando avaliamos o perfil dos nossos egressos do ensino médio, na sua maioria oriunda do município de Cuité e das cidades circunvizinhas, possuindo uma origem sócio-econômica delicada, mas que não medem esforços na superação das suas dificuldades educacionais”, disse.

Criado em 22 de novembro de 2005, mas que iniciou seu funcionamento somente no segundo semestre de 2006, o Curso de Licenciatura em Física atualmente conta com dez docentes formados nas mais diversas áreas, como física estatística, física da matéria condensada, física nuclear, ensino de física, teoria de campos, cosmologia, ótica quântica, etc.

“Os desafios são muitos, desde a consolidação do curso até a formação de profissionais licenciados em Física que possam atuar promovendo o ensino de física, principalmente, na região onde se localiza o CES. Em particular, os professores e os alunos do curso de Física estão satisfeitos com o resultado frente aos desafios que uma graduação recém implantada enfrenta”, conclui o coordenador do curso.

(Luciana Macedo - Ascom CES/UFCG)

Data: 25/11/2010