topo_cabecalho
SciFinder web disponível a todos os usuários do Portal de Periódicos

Está disponível às instituições usuárias do Portal de Periódicos que possuem acesso à SciFindfer a versão web dessa ferramenta de pesquisa da área de química, desenvolvida pela Chemical Abstracts Service (CAS). Além de garantir o acesso direto dos recursos da Scifinder pela internet – a versão anterior dependia da instalação de um CD –, a nova interface de busca permite, por exemplo, salvar conjuntos de respostas e exportar dados de análise em Excel e PDF.

 

Para se acessar o SciFinder web, o pesquisador precisa fazer um cadastro pessoal em um computador conectado à rede da sua instituição. Durante o cadastro, o usuário deve informar o seu e-mail institucional, que será registrado como nome de usuário para acesso à SciFinder. Para finalizar esse processo, é preciso acessar uma mensagem de confirmação, que será enviada ao e-mail informado pelo pesquisador.

 

SciFinder


A ferramenta SciFinder é destinada a professores e alunos das áreas de ciências da vida e ciência dos materiais, cobrindo assunto ligados à química, física, biologia, engenharia, medicina, agricultura, alimentos, materiais, microbiologia, farmácia, têxteis, tecnologia nuclear e geologia. Reúne seis bases de dados: Caplus (Artigos, Patentes, Teses etc.), Medline (Informações sobre Saúde), Registry (Substâncias Químicas), Casreact (Reações Químicas), Chemcats (Fornecedores de Produtos) e Chemlist (Listas Regulatórias).

 

A ferramenta oferece aos pesquisadores um Thesaurus e um dicionário de sinônimos, opções de refino, a possibilidade de utilizar operadores booleanos nas buscas, entre outros recursos.

 

Para informações adicionais e suporte sobre SciFinder, é possível consultar o Manual para Cadastro de Novos Usuários e o Guia de utilização da base (.ppt). O editor também disponibiliza um serviço de help-desk no Brasil ( help@systemsint.info Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) e nos Estados Unidos ( rjiminez@cas.org Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ). Pesquisadores também podem entrar em contato com a equipe do Portal de Periódicos da Capes, por meio do Fale Conosco.

 

(Capes)


Data: 30/11/2010