Assembléia Legislativa concede honraria ao reitor da UFCG

Thompson Mariz será agraciado com a Medalha Epitácio Pessoa por suas ações em favor da interiorização do ensino superior

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Fernandez Mariz, será agraciado pela Assembléia Legislativa da Paraíba na próxima terça-feira, 7, com a outorga da Medalha e Diploma Epitácio Pessoa por suas ações públicas em favor do desenvolvimento do estado, com o processo de interiorização do ensino superior. A sessão solene acontecerá às 15 horas, no Plenário Deputado José Mariz.

O comprometimento com a educação, em especial dos jovens das cidades mais longínquas do estado e desprovidos de recursos financeiros, foi um dos valores apontados pelo deputado Assis Quintans (DEM) para a homenagem. “Thompson Mariz, ao projetar e lutar pela criação de campi em regiões sem quaisquer equipamentos de educação superior ou de ensino técnico, contribuiu para a democratização do acesso à universidade”, salientou o autor da proposta.

Para ele, daqui a dez ou quinze anos a Paraíba poderá melhor dimensionar e avaliar o trabalho do atual reitor da UFCG. “Mas, com certeza, já podemos perceber as transformações sócio-econômicas e culturais promovidas nas cidades de Cuité, Pombal e Sumé com a criação de um campus universitário”.

Dizendo-se orgulhoso e comprometido com as causas que o levaram a ser condecorado com a mais alta honraria do legislativo estadual, Mariz agradeceu ao povo paraibano, representado naquele poder, e aos que fazem a UFCG. “As conquistas atribuídas a um administrador público sempre vêm traçadas pelos que acreditam nas suas ideias e se comprometem com suas realizações”, ressaltou.

Também registrou que o plano de expansão da UFCG foi considerado por alguns como uma projeção visionária. “No entanto, no traçar das linhas de exclusão do ensino superior no estado, estabelecendo os pontos estratégicos para implantação dos campi, já se podia perceber que a instituição projetava um novo curso para o desenvolvimento da Paraíba”.

Mariz lembrou que ainda restam ser criados os campi de Itabaiana e de Itaporanga e os 23 pólos de Educação Superior. “Continuaremos buscando o apoio da nossa classe política, pois só com o comprometimento e uma mobilização suprapartidária é que os recursos financeiros e humanos serão liberados pelo governo federal”.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 01/12/2010