MEC reconhece curso de Farmácia da UFCG em Cuité

Graduação foi avaliada com conceito 4, de um máximo de 5

O curso de Bacharelado em Farmácia do Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi avaliado, nos dias 29 e 30 de novembro, pela comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, e reconhecido com conceito 4. O conceito máximo é 5.

Para a coordenadora do curso, Karina Perrelli Randau o resultado veio recompensar todo o esforço dedicado a formação dos alunos. “Foi dois anos de meio de muita luta, já que farmácia é um curso de alto custo, mas alcançamos grande parte dos nossos objetivos e agora vamos continuar lutando para a consolidação do nosso curso”, disse Karina.

No quesito organização didática pedagógica, o curso recebeu conceito 4,0, já que as políticas institucionais constantes do PDI encontram-se implementadas ou contempladas de forma suficiente no curso de graduação em Farmácia. No tocante as instalações físicas do curso o conceito foi 4,0.

Na avaliação voltada ao corpo docente o conceito foi 5,0, haja vista que a produção científica nos últimos três anos é considerada muito boa, com 252 artigos publicados por 25 docentes (86,2%), com média de aproximadamente 10 artigos/docente. “Agradeço aos professores e principalmente aos alunos por acreditar na consolidação do nosso curso e pelo crescimento pessoal e profissional que me proporcionam diariamente”, afirma a professora Karina Randau.

Graduação

Criado pela resolução 10/2005 da Câmara de Ensino Superior, o curso de farmácia do CES/UFCG oferece 90 vagas anuais, no período matutino, em regime de matrícula semestral. Atualmente 241 estudantes regularmente matriculados, distribuídos em até 10 semestres com duração mínima de 05 anos.

O curso tem como propósito fundamental a formação de um profissional com a adequada fundamentação teórica e instrumentalização técnica como base para uma ação competente e eficaz que os capacite a analisar situações, identificar problema, planejar ações, elaborar e definir propostas de soluções no âmbito de sua atuação.

(Luciana Macedo - Ascom CES/UFCG)

Data: 02/12/2010