Tese de doutorado da UFCG recebe título de menção honrosa do Prêmio Brasil de Engenharia 2010

A pesquisa foi produzida pelo pós-graduado em Engenharia Elétrica, Flávio Bezerra Costa

A tese de doutorado de Flávio Bezerra Costa, pós-graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), recebeu o título de menção honrosa do Prêmio Brasil de Engenharia 2010 na área temática Tecnologias Digitais e de Comunicação.

Intitulada Uma Técnica de Diagnóstico em Tempo Real de Distúrbios Transitórios Baseada em Transformada Wavelet para Uso em Registradores Digitais de Perturbação, o estudo se propõe a identificar os instantes, inicial e final, dos distúrbios e classificar as faltas e faltas evolutivas de energia em tempo real. A pesquisa, defendida este ano, foi orientada pelos professores do Departamento de Engenharia Elétrica, Benemar Alencar de Souza e Núbia Silva Dantas Brito.

Flávio Costa teve toda sua formação de nível superior (graduação, mestrado e doutorado) na UFCG. Atualmente, ele é professor adjunto da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e continua na UFCG como aluno de Pós-Doutorado em Engenharia Elétrica.

O prêmio

O Prêmio Brasil de Engenharia foi instituído pelo Sindicato dos Engenheiros no Distrito Federal (Senge-DF) e pelo Instituto Atenas de Pesquisa e Desenvolvimento, com o apoio oficial do Ministério da Ciência e Tecnologia e tem a Petrobrás como principal patrocinador. Seu objetivo é estimular o pensamento científico e a inovação na produção tecnológica nacional, assim com reconhecer e destacar a contribuição da engenharia e de seus profissionais para o desenvolvimento do país.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 06/12/2010