Autores da melhores teses de 2008 serão premiados pela Capes

Nesta terça-feira, 7, os autores das melhores teses de doutorado defendidas em 2008 estarão em Brasília para a cerimônia de entrega do Prêmio Capes de Tese. A premiação é fruto de parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com a Fundação Conrado Wessel.

Instituída em 2005, a premiação consagra os trabalhos mais significativos nas áreas do conhecimento reconhecidas pela instituição. Neste ano, 43 das 47 áreas foram premiadas. As instituições que mais se destacaram nesta edição foram a Universidade de São Paulo (USP), com 11 premiações, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com nove premiações. Acesse a lista com os premiados.

Premiação

O Prêmio concede bolsa de pós-doutorado nacional de um ano para o autor da tese e auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional para o orientador. Já o Grande Prêmio, bolsa de pós-doutorado internacional de um ano para o autor e auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional para o orientador. Além disso, o vencedor do Grande Prêmio é agraciado com U$ 15 mil concedidos pela Fundação Conrado Wessel.

Homenagens

Assim como nas cerimônias anteriores, os três grandes prêmios recebem o nome de renomados cientistas brasileiros. Nesta quarta edição, a premiação homenageia o físico José Leite Lopes (para o conjunto das grandes áreas de Engenharias e Ciências Exatas e da Terra); o urbanista Lucio Costa (para Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes); e o sanitarista Carlos Chagas (para Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias). No evento de entrega, acontecerão palestras sobre os trabalhos e as trajetórias de cada um dos homenageados.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo email premiocapes@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

14h30 – Abertura do evento com o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães
15h00 – Biografia e grandes feitos de José Leite Lopes
15h30 – Biografia e grandes feitos de Carlos Chagas
16h00 – Intervalo
16h20 – Biografia e grandes feitos de Lúcio Costa
16h50 – Palestra sobre Avaliação Trienal com o diretor de Avaliação, Lívio Amaral
17h20 – Intervalo
17h40 – Abertura da solenidade de entrega dos prêmios
18h00 – Entrega dos prêmios e certificados
20h20 – Entrega dos grandes prêmios, certificados e prêmio Fundação Conrado Wessel
20h50 – Encerramento da solenidade

Saiba mais sobre o Prêmio Capes de Tese.

(Capes)

Data: 06/12/2010