Núcleo de telemedicina da UFCG é o único do país que não está numa capital

Solenidade contou com a presença do reitor Thompson Mariz e do coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicina, Ary Messina.

Foi inaugurado na tarde desta quinta-feira, 9, o núcleo da Rede Universitária de Telemedicina (Rute) do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a rede promove a integração das atividades de telessaúde no país, interligando 158 instituições.

O núcleo de telesaúde da UFCG conecta o HUAC a outras unidades de saúde, permitindo a realização de avaliação remota de casos clínicos, pesquisa, educação e pré-diagnósticos à distância. “A partir de agora, o HU interage com o Brasil e o mundo compartilhando conhecimentos, aprendendo e ensinando, avançando e contribuindo bem mais com a sociedade”, disse a diretora-geral Alana Abrantes.

Também evidenciando a colaboração com a comunidade e ampliação do conhecimento, o reitor Thompson Mariz destacou a interação entre os campi da UFCG nas aulas dos cursos da área de saúde. “Alunos de Enfermagem, no campus de Cuité, e de Medicina, em Cajazeiras, poderão compartilhar disciplinas ou conteúdos com estudantes dos cursos de Medicina ou de Enfermagem de Campina Grande”, exemplificou.

O coordenador nacional da Rute, Ary Messina, apresentou dados e projetos de várias unidades integradas à rede, comentou os desdobramentos e a melhoria da qualidade de ensino das universidades e do atendimento nas unidades de saúde contempladas. Destacou a expressão nacional da UFCG nos cenários nacional e internacional de Ciência e Tecnologia e registrou que Campina Grande é o único ponto presencial que não está numa capital.

“O potencial da UFCG e da cidade pode promover avanços, tanto no desenvolvimento de softwares ou outras ferramentas, como disseminar a excelência dos médicos campinenses em ações que poderão ser replicadas nacionalmente”, disse Messina.

A diretora do Núcleo de Telessaúde/ Telemedicina do HUAC (Nutesm), Graça Vieira, registrou a coragem do reitor Thompson Mariz e a competência de Alana Abrantes para a integração da UFCG à Rute. Falou da democratização do saber e da consequente capacitação dos profissionais integrados. “O conhecimento está vindo até nós”, ressaltou.

Rute

O objetivo da Rede Universitária de Telemedicina é aprimorar a infraestrutura de comunicação para telessaúde presente nos hospitais universitários, criar unidades de telemedicina e telessaúde e promover a integração dos projetos existentes nesta área.

A Rute começou em janeiro de 2006, com 19 Hospitais Universitários (HUs); em 2007, esse número dobrou, incluindo todos os HUs das universidades federais e a implantação de núcleos em IFES ainda sem HUs; em 2008, mais 26 instituições de saúde se associaram através de um convênio da RNP com o Telessaúde Brasil do Ministério da Saúde; em 2010, são mais 76 instituições, incluindo todos os hospitais públicos certificados de ensino e instituições federais vinculadas ao Ministério da Saúde.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 09/12/2010