Reitor da UFCG recebe Medalha Epitácio Pessoa

Honraria foi concedida pela Assembléia Legislativa

Na tarde da última terça-feira, dia 7, em sessão especial da Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba, o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi agraciado com a medalha e diploma Epitácio Pessoa. Thompson Mariz foi homenageado por suas ações públicas em favor do desenvolvimento do estado, com o processo de interiorização do ensino superior.

O propositor, deputado Assis Quintans, em seu discurso, disse que a homenagem nasceu do profundo reconhecimento, por parte do povo paraibano, pelo empenho administrativo de Thompson Mariz, que redundou em importantes avanços da UFCG. Especialmente por uma nova etapa da história do Ensino Superior no Estado. “Por seu labor administrativo, ressurgiu a expansão universitária que firmou a UFCG em rincões onde antes não se podia imaginar que um dia existiria uma universidade”.

O deputado também alinhou as ações do reitor da UFCG às do professor Lynaldo Cavalvacante, admirado por sua visão futurista e colaborações para o desenvolvimento da Paraíba com empreendimentos acadêmicos. Para Quintans, “o sonho do professor Lynaldo não morreu.Despertou com alma nova e fôlego em Thompson Mariz”.

Em seu discurso, Mariz disse que se tem obtido sucesso em muitas ações que contribuem para o desenvolvimento da Paraíba, foi porque encontrou um caminho iniciado. “Tive um exemplo a seguir: Lynaldo Calvalcanti. Ele quem começou a construção do modelo universitário multicampi, que permitiu o início da interiorização do ensino superior na Paraíba, coisa rara naquela época, sobretudo em um estado pobre, em uma região pobre, excluída e discriminada”, registrou, dizendo ficar imaginando o que Lynando teria feito em um momento, como o atual, extremamente propício à expansão.

Mariz também registrou a importância da sua equipe administrativa e disse sentir-se orgulhoso do trabalho desenvolvido, que lhe possibilitou realizar o sonho de expandir a UFCG e levar o ensino superior a cada jovem que dela necessite.

“O meu sonho é também ver a Universidade Federal de Campina Grande reconhecida como a maior e a melhor universidade pública do Nordeste brasileiro”, revelou, apontamos quatro metas a serem alcançadas: criar os campi de Itabaiana e Itaporanga; criar doze cursos de graduação nos campi já existentes; criar, pelos menos, 23 pólos universitários em cidades paraibanas, prósperas e adjacentes aos campi já existentes, e criar um campus avançado em Campina Grande, no bairro das Malvinas.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 09/12/2010