CCBS da UFCG inscreve para premiação até quinta

Prêmio Professor Joaquim Amorim será entregue na solenidade de Colação de Grau, na sexta, dia 17.

Até a próxima quinta-feira, 16, estarão abertas as inscrições para os concluintes do período letivo 2010.2 do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UFCG interessados em concorrer ao Prêmio Professor Joaquim Amorim.

A premiação é concedida ao aluno concluinte com melhor desempenho acadêmico na área de Saúde do campus de Campina Grande. Criado pela diretoria do CCBS para valorizar e estimular o desempenho dos estudantes, o prêmio é anunciado e entregue, em forma de certificado, na solenidade de Colação de Grau.

Os prováveis concluintes do semestre 2010.2 - que tenham coeficiente escolar maior ou igual a oito, sem reprovação ou punição disciplinar durante a graduação -, podem formaliza a candidatura ao prêmio na secretaria do CCBS, apresentando currículo com documentação comprobatória. Não serão aceitas inscrições via postal, nem será cobrada taxa de inscrição.

Ao processo de classificação serão computados pontos pela publicação de artigo técnico ou científico em periódico internacional (30 pontos) ou de circulação nacional (25) e por participação em projetos de Extensão (20) e Ensino (20), de acordo com a Resolução Nº 01/2008 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do CCBS.

Joaquim Amorim Neto

O homenageado nasceu em 30 de março de 1934, em Campina Grande, e graduou-se na Faculdade de Medicina de João Pessoa, em 1961, especializando-se em Ginecologia e Obstetrícia. Em 1974, tornou-se professor de Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Campina Grande, hoje CCBS, onde ensinou várias gerações de médicos e chefiou o Departamento de Saúde Materno-Infantil, por dois mandatos.  Eterno apaixonado pela disciplina que lecionava, e pela “Faculdade”, foi homenageado e paraninfo de inúmeras turmas.

Obstetra por vocação, com orgulho se autodenominava “parteiro”, atingiu renome nacional, sendo palestrante em congressos por todo o país. Plantonista e diretor do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida – ISEA, perseguiu o ideal de garantir assistência obstétrica de boa qualidade à população; contribuindo para o convênio com a Universidade, que transformou a instituição em maternidade-escola. Idealizou e coordenou a Unidade de Gestação de Alto-Risco daquela maternidade, que recebeu o seu nome.

Aposentado como professor, Amorim prosseguiu ligado à disciplina de Obstetrícia, ministrando aulas, e instruções práticas aos alunos residentes. O contato com as novas gerações o estimulava e rejuvenescia. Mesmo doente e em cadeira de rodas, continuou freqüentando o ISEA, participando de seminários com os internos e realizando visita médica ao Alto Risco. O professor Joaquim Amorim faleceu no dia 31 de outubro de 2007.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 14/12/2010