topo_cabecalho
Programa investe R$ 40 milhões para a fixação de mestres e doutores nas empresas

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) acaba de lançar o Edital RHAE - Pesquisador na Empresa, no valor global de R$ 40 milhões. Dividido em três rodadas, o Edital tem como principal objetivo apoiar as atividades de pesquisa tecnológica e de inovação, por meio da inserção de mestres ou doutores, em empresas de micro, pequeno e médio porte, atendendo aos objetivos do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional e as prioridades da Política de Desenvolvimento Produtivo.

 

Para a gestora do Edital, Hildilene Silva, o capital humano é fundamental para a inovação nas empresas. “O mestre ou doutor, focado em um projeto de interesse da empresa, aumenta as chances de um desenvolvimento de sucesso, tanto para a empresa em si, ao permitir a melhoria ou criação de um produto ou processo, tanto para o setor empresarial como um todo, aumentando a disseminação da cultura da inovação”, disse .

 

Serão aceitas propostas de projetos de desenvolvimento tecnológico de produtos ou processos que visem ao aumento da competitividade das empresas por meio de: inovação; adensamento tecnológico e dinamização das cadeias produtivas; incremento, compatível com o setor de atuação, dos gastos empresariais com atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico; atendimento à relevância regional; e cooperação com instituições científicas e tecnológicas.

 

Os projetos devem abordar os setores industriais, dentro dos seguintes temas: Programas Mobilizadores em Áreas Estratégicas ; Programas Para Fortalecer Competitividade; e Programas para Consolidar e Expandir Liderança. Segundo a gestora pretende-se apoiar mais de 250 empresas, envolvendo mais de 300 mestres e doutores inseridos em projetos de tecnologia e inovação nas empresas de pequeno porte, com perspectivas da fixação destes nas indústrias.

 

As instituições proponentes ou executoras deverão aportar ao projeto a contrapartida mínima de 20% do valor do projeto, em recursos financeiros ou não financeiros, efetivamente necessários para a execução da proposta. Parcela mínima de 30% dos recursos será destinada a projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste.

 

O proponente deve ter seu currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/) e possuir vínculo formal com a instituição de execução do projeto. O período máximo para execução dos projetos está estipulado em 30 meses. As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online , disponível na Plataforma Carlos Chagas.

 

A primeira rodada receberá projetos até 18 de fevereiro de 2011 e divulgará os resultados a partir de abril de 2011. A segunda rodada receberá projetos até 3 de junho e divulgará os resultados a partir de agosto.

 

A última rodada receberá as propostas até 2 de setembro e divulgará o resultado a partir de novembro de 2011.

 

Confira o Edital completo em: http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/075.htm

 

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)


Data: 16/12/2010