UFCG reúne mais de 280 alunos em cerimônia de Colação de Grau

Foram graduados alunos de 20 cursos do campus de Campina Grande

Cumprindo, mais uma vez, sua missão de formar profissionais plenamente capacitados, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizou na noite da última sexta, dia 18, no Centro de Convenções Raymundo Asfora, no Garden Hotel, a cerimônia de colação de grau das turmas 2010.2 do campus de Campina Grande.

A solenidade reuniu 289 formandos oriundos de 20 cursos de graduação. São eles: Administração, Arte e Mídia, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Desenho Industrial, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica,Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Física, História, Letras, Matemática, Medicina, Meteorologia e Pedagogia.

Ao todo, 298 alunos concluíram seus cursos de graduação, sendo que nove colaram grau antecipadamente.

Abrindo a solenidade, o coral da UFCG Coro em Canto apresentou três peças ao público presente, que contou com a participação de alunos e seus familiares, autoridades, diretores de centro, professores, conselheiros da instituição, além do pró-reitor de Ensino (PRE), Vicemário Simões, que presidiu a cerimônia.

Paraninfo Geral

Como acontece semestralmente, uma pessoa é escolhida para ser homegeada como Paraninfo Geral em reconhecimento às contribuições dadas para construção e consolidação da Universidade. O escolhido das turmas 2010.2 foi o professor aposentado e médico Antônio Virgílio Brasileiro, que agradeceu a homenagem. “Sinto-me honrado pela escolha e pela homenagem que a mim foi dada”, disse.

Oradora

Na sequência, foi dada à palavra a concluinte do curso de Letras, Amanda Ramalho de Freitas, que venceu o concurso paa proferir o discurso na Colação de Grau. Em seu texto, ela destacou a importância da UFCG na formação de profissionais e as contribuições dos professores ao logo do aprendizado acadêmico, que para ela ultrapassou os limites da teoria.

“Devemos celebrar não o término de um curso, mas a maravilhosa força do conhecimento. A nossa missão agora é trasnformarmos tudo que aprendemos em responsabilidade social para que a teia do conhecimento continue sendo formada”, ressaltou.

Alunos premiados

Semestralmente, os centros de Ciência e Tecnologia (CCT), de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) concede o prêmio Atila Augusto Freitas de Almeida aos dois alunos concluintes com melhor desempenho acadêmico. O primeiro lugar ficou com o aluno de bacharelado em Física do CCT, Édipo Ribeiro de Melo. Já o segundo lugar foi conquistado pelo graduado em Ciências da Computação do CEEI, Renato Miceli Costa Ribeiro.

No Centro de Ciência Biológicas e da Saúde (CCBS), quem venceu o prêmio Joaquim Amorim Neto foi a concluinte do curso de Medicina, Maria Estefânia Nóbrega Batista.

Encerramento

Finalizando a solenidade, o pró-reitor de Ensino, Vicemário Simões, disse estar honrado em presidir, mais uma vez, a sessão solene. Em sua fala, ele parabenizou os alunos pela conquista e ressaltou a responsabilidade da UFCG na formação dos profissionais.

“Estamos sempre em busca do aperfeiçoamento para proporcionar a melhor formação a todos que nos procuram. Nossas portas sempre estarão abertas para que vocês retornem para uma pós-graduação ou até façam parte do nosso quadro de profissionais”, disse.

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG)

Data: 20/12/2010