topo_cabecalho
UFCG comemora Dia da Meteorologia com uma série de palestras

O Dia da Meteorologia, 23 de março, será comemorado na UFCG nesta quarta, 22, e amanhã, quinta, 23, com uma série de palestras, sob a responsabilidade da Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas - UACA, na Sala de Reuniões daquela Unidade. O tema central que norteia as comemorações é Prevenindo e Mitigando os Desastres Naturais, recomendado pela Organização Meteorológica Mundial - OMM, com sede em Genebra, na Suíça. A informação é do professor Dr. Renilson Targino Dantas.

A primeira palestra será às 14h30 de hoje, quarta-feira, com o Diretor do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN, professor João Batista Queiroz de Carvalho, que fará uma abordagem geral sobre o Centro que dirige. Em seguida, Alexandre Magno, do Laboratório de Meteorologia e Sensoreamento Remoto da Paraíba - LMSR-PB, vai falar sobre Meteorologia Operacional, e, logo após, o tema Mudanças Climáticas vai ser focado pelo Dr. José Ivaldo B. de Brito, que integra o quadro da UACA.

Para amanhã, quinta-feira, estão agendadas quatro palestras, sendo duas pela manhã e duas à tarde. Às 8h30 será feita a apresentação do tema A Meteorologia nos Estados - O Caso de Pernambuco, pela professora Francinete Francis Lacerda, do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco - LAMEPE. Depois, o professor Dr. Manoel Francisco Gomes Filho, da UACA, vai falar sobre Aquecimento Global e o Aumento do Nível do Oceano Atlântico. A partir das 14h30, o professor Eduardo Assad, da Embrapa Campinas - SP, vai fazer sua explanação sobre o tema Zoneamento Agrometeorológico: Novos Desafios, e, encerrando a programação, o professor José Oribe R. Aragão, do Instituto Tecnológico de Pernambuco - ITEP-PE, fará sua participação com o tema Sistema para Previsão de Chuvas Torrenciais na Região Metropolitana do Recife - PE.

A comemoração é da Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas - UACA, juntamente com o Programa de Pós-graduação em Meteorologia.

Outras informações com o professor Renilson Targino Dantas, pelo fone (83) 3310.1202.

Conheça a história da Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas

A Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas - UACA, do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN, está localizada no campus da UFCG da cidade de Campina Grande, na Paraíba.

A Unidade abriga o curso de Graduação em Meteorologia, que foi o segundo curso desta área criado no Brasil, e também o segundo curso de Mestrado em Meteorologia surgido no nosso país, sendo ambos reconhecidos nacional e internacionalmente, pela qualidade do ensino oferecido. Mais de 120 pessoas já obtiveram o título de bacharelado em Meteorologia, e quase 70 estudantes já concluíram o curso de Mestrado. A dedicação do quadro docente, aliada ao trabalho dos funcionários, tem resultado em vitórias com a absorção pelo mercado de trabalho, dos meteorologistas formados pela UFCG, que trabalham em praticamente todas as instituições operacionais e científicas que possuem programas de Meteorologia no Brasil, muitos deles ocupando posições de destaque. Todo esse trabalho teve a participação do professor Lynaldo Cavalcante de Albuquerque, dentre outros professores que trabalharam para a criação dos dois cursos. No início, os cursos eram atrelados ao Centro de Ciência e Tecnologia - CCT, da então Universidade Federal da Paraíba - UFPB, instalado em Campina Grande.

“Foi durante o segundo semestre de 1972, que o professor Lynaldo, então Diretor do Departamento de Assuntos Universitários (DAU) do Ministério da Educação (MEC), assessorado pelos professores Mário Adelmo Varejão Silva, Gleryston Holanda de Lucena e José Oribe Rocha de Aragão (funcionários da SUDENE), iniciou conversações com a diretoria do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para enviar um grupo de 5 recém-graduados para cursarem o Mestrado em Meteorologia naquela instituição. O acordo foi feito com o Dr. Fernando Mendonça e o Dr. Gylvan Meira Filho, Diretor Geral e Diretor Científico do INPE. A idéia do professor Lynaldo era de que esse pequeno grupo constituiria a "massa crítica" para o desenvolvimento de um programa de graduação e pós-graduação em meteorologia, pioneiro no Nordeste do Brasil.

O grupo enviado ao INPE era composto por Geraldo Nunes Sobrinho-Engenheiro Civil, José Maria Nogueira da Costa-Engenheiro Agrônomo, José Oribe Rocha de Aragão - Físico, Juarez Farias de Lima-Engenheiro Elétrico, e Pedro Vieira de Azevedo - Engenheiro Agrônomo. Eles chegaram ao INPE, em São José dos Campos - SP, em janeiro de 1973 e passaram a cursar o mestrado em meteorologia, fazendo parte da segunda turma daquele curso. Eles tinham uma pequena bolsa da UFPB que foi cortada depois de três meses, sendo contratados pelo INPE como assistentes de pesquisa.

Em 1973, o Curso de Graduação em Meteorologia da UFPB foi criado e o professor João Batista Queiroz Carvalho, do Departamento de Engenharia Civil, foi designado coordenador. O primeiro vestibular aconteceu em 1974.

No ano de 1975, os integrantes do "Grupo da Paraíba", como era então conhecido no INPE, terminaram seus cursos. Todos regressaram a Campina Grande em 1975 e 1976, com exceção de José Maria que foi contratado pela Universidade Federal de Viçosa. No lugar de José Maria, foi incorporada ao grupo a Professora Maria Regina da Silva Aragão. Todos foram lotados no Departamento de Engenharia Civil, inicialmente.

Outros professores foram incorporados ao grupo de meteorologia nos anos de 1976 a 1979, Arthur Julião da Silva, Gleryston Holanda de Lucena, Hukun Singh Rathor, Juan Carlos Ceballos, Koyott Raghavan, Manoel Francisco Gomes Filho, Margrit Henriette Nitzsche, Mário Adelmo Varejão Silva, Tantravahi Venkata Ramana Rao, Jerko Valderrama, Zenaide Rosa Sobral. Esse período foi de implantação e consolidação dos cursos de graduação e mestrado e do NMA, e culminou na criação do Departamento de Ciências Atmosféricas - DCA.

Os professores de meteorologia conseguiram criar o Núcleo de Meteorologia Aplicada (NMA) em dezembro de 1976. O NMA funcionou até 1987 e serviu para assegurar recursos financeiros para a execução de trabalhos técnicos e de pesquisa em meteorologia e para equipar a UFPB em material permanente e equipamentos. Também, criaram o Curso de Mestrado em Meteorologia em maio de 1978.

Em março de 1979, os professores de meteorologia passaram ao Departamento de Mineração e Geociências e, em 19 de novembro de 1979, criaram o Departamento de Ciências Atmosféricas. O professor Oribe Aragão, que havia coordenado o Grupo de Meteorologia como Sub-Chefe do Departamento de Mineração e Geociências e era o Coordenador do NMA na época, foi indicado para presidir a primeira eleição de Chefe e Sub-Chefe do DCA no dia 20 de dezembro de 1979. Foram eleitos para esses cargos, respectivamente, o Prof. Mário Adelmo Varejão Silva e o próprio Prof. José Oribe Rocha de Aragão.

Vale salientar que foram os professores do NMA e DCA que promoveram o 1o Congresso Brasileiro de Meteorologia (CBMET) em Campina Grande, em outubro de 1980. Trabalharam na preparação do 1o CBMET os professores José Oribe Rocha de Aragão, Juarez Farias de Lima, Manoel Francisco Gomes Filho, Marcos Alberto de Andrade e Tantravahi Venkata Ramana Rao. Nesse congresso foi reativada a Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET).

Hoje em dia, os professores da UACA e os alunos dos cursos envolvidos são capazes de:

  • Colaborar com várias instituições de pesquisas no Brasil e no exterior;
    Acessar dados e informações sobre as pesquisas em desenvolvimento no Brasil e no exterior, inclusive via internet;
  • Receber dados e previsões de tempo e climáticas de instituições nacionais e estrangeiras;
  • Desenvolver pesquisas nas áreas de sinótica-dinâmica da atmosfera, modelagem numérica, agrometeorologia e micrometeorologia em vários sítios experimentais (nos estados da Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, e Amazonas, dentre outros), climatologia estatística, radiação atmosférica, sensoriamento remoto, processamento de Imagens de satélites e outras áreas, inclusive em áreas oceânicas.
  • Receber e processar imagens meteorológicas de satélites de instituições nacionais e estrangeiras;
  • Desenvolver, testar e rodar modelos de meso-escala e analisar resultados de modelos de circulação geral da atmosfera;
  • Colocar à disposição da comunidade acadêmica e científica, e de usuários em geral, os resultados de pesquisas, metodologias desenvolvidas e serviços.

Portanto, no seu aniversário de 20 anos, podemos dizer que o Departamento de Ciências Atmosféricas tem sido um dos principais órgãos responsáveis pelo desenvolvimento da Meteorologia como Ciência no Brasil”.

Os dados entre aspas, escritos pelo professor Ph.D José Oribe Rocha de Aragão, foram extraídos da página da Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas na Internet (www.dca.ufcg.edu.br).


Data: 22/03/2006