UFCG vai levar inclusão digital a moradores de Pombal

Estimativa é que 200 alunos das escolas públicas do município recebam aulas de informática básica

Um projeto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vai levar, em 2011, inclusão digital e social a moradores da cidade de Pombal.

O projeto, que será coordenado pela professora Adriana Carla Damasceno, do Centro de Ciência e Tecnologia Agroalimentar (CCTA), campus de Pombal, prevê a formação de 100 alunos de escolas públicas do município, a cada seis meses. Serão ministradas aulas de Windows, Word, PowerPoint e Internet. A seleção dos alunos está prevista para ser realizada em março.

“Este projeto foi iniciado em Pombal este ano, através do Programa de Bolsas de Extensão da UFCG, e conseguimos formar 73 alunos. Agora, com o apoio do CNPq, nossa meta é ampliarmos este número para 200 alunos. Também desejamos aumentar nossa área de atuação para os municípios de São Bentinho e São Domingos”, revela a professora.

Além de contribuir para a inclusão digital e social e para o desenvolvimento sustentável local, por meio da disseminação de tecnologia em contextos comunitários, ela ressalta ainda os benefícios do projeto para os universitários do campus de Pombal.

“Nas aulas, eles aprimoram os conhecimentos adquiridos no curso, desenvolvem a oratória, a forma de se comunicar com os alunos em sala de aula e também se sentem motivados em ajudar o próximo. Isso se reflete também na auto-estima deles”, declara Adriana.

Os recursos do projeto Inclusão Digital na região de Pombal estão orçados em R$ 45 mil e prevêem o pagamento de duas bolsas para alunos do CCTA, fardamento e material didático para os alunos do curso e custeio de diárias e passagens para os participantes do projeto. Além dos alunos bolsistas, também será aceita no projeto a participação de alunos voluntários.

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG)

Data: 29/12/2010