topo_cabecalho
Começa o trabalho de organização do arquivo do campus de Cuité

O Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, campus de Cuité, através da Biblioteca Setorial, deu início às atividades de organização, implantação e sistematização do arquivo do CES. Nessa etapa do trabalho, que trata da higienização e seleção dos documentos, a equipe coordenada pelo bibliotecário Jesiel Ferreira Gomes faz a retirada de objetos que danificam a conservação dos documentos, tais como: grampos, clipes e fitas adesivas, além da limpeza de cada página.


Paralelo a esse trabalho, vem sendo realizada a organização normativa do arquivo e instituída a comissão de avaliação, que cria a resolução da tabela de temporalidade dos documentos a ser definida pela comissão. “De imediato, a direção destinou uma nova sala que irá receber os documentos já higienizados, com mobília adequada. Enquanto isso, no recinto da biblioteca ocorre a higienização e a seleção tipológica dos documentos do arquivo”, informou o bibliotecário.


O objetivo principal desse trabalho é promover a conservação dos documentos do CES, que remontam ao ano de 2006, data de fundação do centro, os quais se encontravam em um local não adequado à sua conservação, apresentando risco de danificá-los. Atualmente o CES conta com 160 metros lineares de documentos esperando por tratamento arquivístico adequado, além dos que estão nos setores de trabalho aguardando destinação correta.

 

(Luciana Macedo Teixeira - Ascom CES/UFCG)


Data: 29/12/2010