Médico formado no exterior terá segunda chance para validar diploma

Os médicos formados no exterior terão uma segunda chance para validar seus diplomas no Brasil.

No primeiro teste-piloto de legitimação dos diplomas feito pelo governo, aplicado em outubro, só 2 dos 628 inscritos foram aprovados.

Agora, um novo edital será publicado no início de 2011 com modificações no exame.

A secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari, atribuiu o baixo índice de aprovações no primeiro exame a dois fatores: nota de corte muito alta no teste teórico --de no mínimo 70% de acertos-- e o caráter eliminatório dessa etapa para a seguinte, o teste prático.

"É um projeto-piloto e é natural que sofra ajustes", disse. Uma das mudanças será a nota de corte menor, com exigência de 50% ou 60% de acertos. A manutenção do caráter eliminatório da prova teórica está em estudo.

Maria Paula Dallari disse acreditar que a reformulação do exame não vá provocar uma queda de qualidade dos médicos: "O primeiro teste foi extremamente exigente e merece alterações. Mas os critérios se manterão altos".

Médicos formados no exterior precisam ter seu diploma reconhecido por instituições brasileiras para poder atuar no país. Cada universidade escolhe seu modelo. Em geral, ele inclui avaliação de currículo, realização de uma prova e cobrança de taxa.

O objetivo do projeto-piloto de validação dos diplomas é diminuir a burocracia e agilizar esse processo. Trata-se de uma iniciativa conjunta dos ministérios da Educação e da Saúde. Mais de 20 universidades públicas federais estão envolvidas.

(Folha.com)

Data: 29/12/2010