Professora da UFCG leva espetáculo campinense a sétima bienal da UNE

Espetáculo é o único do NE selecionado para o evento que acontece de 18 a 23 deste mês no Rio de Janeiro

O espetáculo Fronteiras: o dia em que o boi enfrentou o papangu, do grupo teatral do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca/Campina Grande) e dirigido pela professora Eliane Lisboa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é o único do Nordeste selecionado para a sétima Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), que acontecerá na próxima semana, de 18 a 23, no Rio de Janeiro.

A expectativa dos organizadores é que o evento reúna mais de dez mil estudantes durante os seis dias em atividades culturais, científicas e esportivas espalhadas por diversos espaços da capital carioca.

O espetáculo foi inspirado na realidade do bairro do Pedregal, em Campina Grande, e conta a história de um grupo de moradores que, não suportando as condições sociais vivida, se organizam e ocupam um terreno abandonado. Após a ocupação, começam a enfrentar problemas com pessoas poderosas e a ter confrontos com a polícia. Para dar um toque mágico e descontraído ao enredo, o espetáculo se utiliza das manifestações populares, a exemplo do coco de roda, maracatu, bumba-meu-boi e forró.

O grupo é composto pelos atores Allan Barros, Aluska de Macedo, Isabella Araujo, Joani de Souza, José Marcos de Moraes, José Maxsuel Alves, Marcos Pablo Almeida, Rafaelly de Araújo, Samantha Pimentel, Samarone de Sousa, Soraya de Sousa; pelos sonoplastas Williams Cabral e Gabriela Filgueiras, e Ítalo Jones Marinho, na filmagem.

Depois do retorno do Rio de Janeiro, o espetáculo Fronteiras irá organizar uma turnê de apresentações por toda a cidade de Campina Grande

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 11/01/2011