Equipe da UFCG se prepara para missão do Projeto Rondon

Atividades serão desenvolvidas de 14 a 30 deste mês no Tocantins

A equipe da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) que participará do Projeto Rondon na cidade de Ananás no Tocantins se reuniu nessa terça e quarta-feira, dias 11 e 12, para definir as estratégias de atuação. Liderados pelos professores Irivaldo Oliveira e Gilvan Dias, do campus de Sumé, oito alunos dos campi de Campina Grande, Patos, Cuité e Sousa se juntarão a mais 400 estudantes de todo o país na operação denominada de Carajás.

Durante 15 dias, de 14 a 30 deste mês, a equipe da UFCG e a da Universidade Federal do Triângulo Mineiro realizarão palestras, oficinas e outras atividades nas áreas do Direitos Humanos e Justiça, Saúde, Administração, Contabilidade, Cultura, Meio Ambiente, Comunicação, tecnologia e trabalho.

A pró-reitora de Pesquisa e Extensão em exercício, Nadege Dantas, disse que a participação no Rondon é uma experiência humana enriquecedora, não apenas acadêmica, pela contribuição pessoal e social, no exercício da cidadania. Ideia compartilhada pelo professor Irivaldo. Para ele, a integração ao projeto é uma oportunidade ímpar de conhecer o Brasil “como ele é” e de contribuir com comunidades carentes dos mais diversos rincões do território nacional.

O estudante de Veterinária, João Paulo de Lacerda, integrante da equipe UFCG, disse que a expectativa é de que a experiência proporcione momentos marcantes e acredita que alunos e professores promoverão um expressivo intercâmbio de experiência.

Ananás

Ananás fica numa região conhecida como Bico do Papagaio, ao norte do estado de Tocantins, e tem cerca de 9.700 habitantes. Com economia baseada na pecuária de corte, a cidade viveu um passado marcado pelo desmatamento agressivo para o avanço da fronteira pecuarista – resultando numa agricultura potencialmente baixa, pois as áreas de solo fértil foram destinadas ao gado. O índice de desemprego é alto e o de industrialização, baixíssimo.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 13/01/2011