Folha de São Paulo destaca morte de Lynaldo Cavalcanti

No final de semana, o jornal Folha de São Paulo deu destaque ao falecimento do professor Lynaldo Cavalcante.

Eis o texto da matéria:

Vítima de pneumonia, faleceu em Brasília, aos 78 anos, o ex-presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, entusiasta do desenvolvimento científico das regiões Norte e Nordeste.

Paraibano de Campina Grande, Albuquerque formou-se em engenharia civil pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba)- mesma universidade onde acabou se tornando reitor de 1976 a 1980.

O cientista esteve à frente do CNPq de 1980 a 1985. Desde então, foi um nome forte na política científica e tecnológica nacional, em especial fora do eixo Rio-São Paulo.

Na década de 1990, Albuquerque foi consultor de ciência nas universidades Federal do Tocantins, Estadual do Maranhão e Estadual da Paraíba. Também atuou, no mesmo período, como consultor de ciência nos governos da Paraíba, Maranhão, Ceará e Rondônia.

Em 2009, fundou o InTc (Instituto Transposição do Conhecimento para o Desenvolvimento Regional), uma ONG para reduzir contra desigualdades científicas regionais.
O médico e colunista da Folha Julio Abramczyk destaca a atuação de Cavalcanti também na divulgação científica.

"Além de [quando reitor na Paraíba] ter tornado Campina Grande um destacado centro de ensino superior, introduziu a categoria jornalismo científico no Prêmio José Reis."

(Folha de São Paulo, 08/01/2011)

Data: 08/01/2011