Estudantes da UFCG desenvolvem ações em comunidades do Tocantins.

Atividades fazem parte do Projeto Rondon 2011 e serão realizadas até o dia 30 de janeiro.

Estudantes e professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estão desde o último domingo, dia 16, desenvolvendo ações no município de Ananás, no Tocantins. As atividades fazem parte da Operação Carajás do Projeto Rondon 2011, que nesta edição está reunindo 80 professores e mais de 400 alunos de graduação de diversas instituições de todo o Brasil.

Durante toda a semana, a equipe da UFCG, composta por oito estudantes de graduação e dois professores líderes, juntamente com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), está realizando oficinas nas mais diversas áreas, a exemplo de Informática básica, associativismo, cooperativismo e empreendedorismo, redação oficial, horta comunitária, coleta de material reciclável, oficina de brinquedos, oficina motivacional, saúde do homem, prevenção da gravidez adolescente, atividade física na praça, introdução à cultura nordestina e origami, entre outras. Cerca de 150 populares ananaenses estão participando das atividades diariamente.

Para o coordenador da equipe da UFCG, professor Irivaldo Correia, a experiência tem sido gratificante para os acadêmicos. “Isso resultará num profissional mais preparado para lidar com as adversidades e as limitações de recursos nos municípios brasileiros”, avalia.

Opinião compartilhada pelo professor Gilvan Dias, que destaca o profissionalismo dos estudantes. “A iniciativa e preparo dos alunos rondonistas da UFCG é que tem facilitado a realização dos trabalhos”, declara.

A equipe permanecerá no município de Ananás até o dia 30 de janeiro, quando serão finalizadas as atividades.

Para conferir todas as atividades realizadas pela equipe da UFCG no Projeto Rondon, acompanhe o blog: http://projetorondonufcg.blogspot.com/

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 21/01/2011