UFCG recebe conceito 4 em avaliação do Ministério da Educação

Índice Geral de Cursos (IGC) estabelece faixas classificatórias até 5

A avaliação feita pelo Ministério da Educação para aferir os indicadores de qualidade das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) conceituou a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com o conceito 4, pelo Índice Geral de Cursos (IGC) que estabelece faixas classificatórias até 5.

O conceito adquirido pela UFCG é visto com naturalidade pelo reitor em exercício, Edilson Amorim. Para ele, os índices expressivos conquistados pela instituição, na maioria das avaliações às quais é submetida, são consequências da política administrativa equitativa, que alinha as ações e investimentos no Ensino, Pesquisa e Extensão na proporção necessária, sem detrimento de nenhuma dessas dimensões.

Amorim destaca o desenvolvimento promovido pela expansão, com inclusão e qualidade, haja vista a recomposição dos quadros técnico e docente, providos com servidores com expressiva qualificação profissional. Também pela melhoria da infraestrutura e, consequentemente, dos equipamentos que se refletem num ensino de melhor qualidade.

Federais

O reitor da Universidade Federal de Ouro Preto, que também obteve conceito 4, e vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) João Luiz Martins avalia que o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) contribuiu para que as notas das Ifes chegassem à essa média.

“A interiorização dos campi das Universidades Federais aumentou o quadro de docentes, de técnicos administrativos e de laboratórios, além de garantir a qualidade do Ensino Superior público e gratuito”, salientou, registrando que, desde o início da expansão, foram criadas 14 universidades e mais de 100 campi.

As doze primeiras universidades na classificação do IGC são federais.  As 58 Ifes  associadas à Andifes obtiveram nota igual ou acima de 3.

Índice Geral de Cursos (IGC)

Criado a partir dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC) é um indicador de qualidade de instituições de educação superior, que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado).

Veja o IGC

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 02/02/2011